Apoiando o crescimento da infraestrutura para mobilidade elétrica, a Enel X inaugurou nesta terça-feira (6) o seu primeiro hub de recarga para carros elétricos. Com capacidade para recarregar 20 veículos de forma simultânea, o local fica no estacionamento do shopping SP Market. 

Ocupando uma área de 230m² é o maior hub de recarga dentro de um shopping center no Brasil. Localizado na zona sul da capital paulista, uma região com potencial de crescimento da infraestrutura, a estação tem 195 kW de potência instalada, 16 pontos de recarga de 7 kW e 4 pontos de recarga rápida com 60 kW. 

Enel X - hub de recarga em SP (5)

O local cobrará uma tarifa promocional durante o mês de fevereiro e o pagamento pode ser feito por meio do aplicativo Zletric. 

“O impacto desse hub de recarga é essencial para o desenvolvimento e a evolução da eletrificação no Brasil. Ao disponibilizar mais eletropostos, reforçamos a confiança do consumidor na aquisição de veículos elétricos e participamos ativamente na remodelação do perfil de consumo, oferecendo um novo espaço que combina segurança, conforto e rapidez na recarga”, afirma Francisco Scroffa, diretor geral da Enel X

Galeria: Enel X - hub de recarga no SP Market

Entre as iniciativas da Enel X no campo da mobilidade elétrica, é possível incluir a instalação de mais de 500 carregadores públicos e semipúblicos, além da entrega de mais de 6.000 carregadores para uso privado, incluindo modelos de carregamento rápido.

Segundo Scroffa, esse carregadores estão em pontos estratégicos como estradas, postos de combustíveis, áreas comerciais, industriais e residenciais, em parceria com montadoras, concessionárias e redes de estacionamentos.

Enel X - hub de recarga em SP (7)

A Enel X trabalha com carregadores de 7 kW AC de potência até modelos de 350 kW DC, que possibilitam recargas completas em menos de 15 minutos, dependendo do modelo. No Brasil, a empresa aposta cada vez mais no segmento de infraestrutura para a mobilidade elétrica urbana, de olho no crescimento do mercado de veículos elétricos.

Questionado sobre a expansão da rede de carregamento em grandes centros como São Paulo (SP) e região metropolitana, o executivo informou que a empresa tem planos para novos hubs, que estão sendo analisados de acordo com a demanda e potencial de uso.