O Ford Puma elétrico, anunciado há dois anos, terá a designação adicional "Gen-E". A versão elétrica do recém-atualizado Puma movido a combustão está programada para ser apresentada em 2024 e também entrará em produção em série este ano.
"Além disso, o modelo de carro de passeio mais vendido da Ford na Europa, o Ford Puma, estará disponível como um veículo totalmente elétrico a partir de 2024 e será produzido em Craiova, Romênia", anunciou a Ford em março de 2022. Agora há novidades sobre o pequeno SUV. O novo modelo Puma será chamado de Gen-E. O fabricante confirmou a informação recentemente, segundo a Autocar.
O novo modelo competirá com os SUVs compactos Stellantis (como o Peugeot E-2008) e o Mini Aceman, entre outros. A plataforma e o trem de força serão retirados do novo Ford E-Transit Courier, que deverá ser lançado no final de 2024.
A Courier elétrica tem uma potência de 100 kW (136 cv) e 290 Nm de torque. Na apresentação do veículo com teto alto de 4,34 metros de comprimento, foi declarado que a propulsão elétrica havia sido desenvolvido para a Courier e o Puma. Dessa forma, o Puma Gen-E também deve ter 100 kW e, portanto, ser tão potente quanto os antigos carros elétricos da Stellantis.
Ford E-Transit Courier: 100 kW de potência e 4,34 metros de comprimento
A Ford não forneceu nenhum detalhe preciso sobre o tamanho da bateria na apresentação da Courier elétrica. Foi dito apenas que a bateria poderia ser carregada de 10 a 80% em 35 minutos com 100 kW de potência DC. Isso significa que o carregamento leva cinco minutos a mais do que o Peugeot E-2008 com uma bateria de 50 kWh. Portanto, o Ford deve ter uma bateria um pouco maior e ir um pouco mais longe do que o Peugeot. Uma bateria de 55 kWh seria concebível para uma autonomia de cerca de 350 a 400 quilômetros.
O CEO da Ford Europa, Martin Sander, disse à Autocar que a atual geração do Puma, lançada em 2019, permanecerá à venda por "muitos anos". O Puma a combustão está disponível a partir de cerca de 27.400 euros; a versão elétrica será, obviamente, muito mais cara.
Peugeot e-2008 2024 reestilizado na Europa
O preço também ficará próximo do praticado pela Stellantis. Como exemplo, o renovado E-2008 está disponível a partir de cerca de 39.000 euros (R$ 208.000), o que já é bastante caro para os europeus nesse segmento.
Na Alemanha, o Puma movido a combustão vendeu cerca de 21.000 unidades em 2023. Isso o colocou em terceiro lugar nas estatísticas de vendas da Ford - logo atrás do Focus e do Kuga. Portanto, não deve ser difícil para a versão elétrica superar as cerca de 3.700 vendas do Mustang Mach-E e se tornar o best-seller elétrico da Ford. No entanto, mais dois recém-chegados elétricos também são esperados: o Explorer, que supostamente será entregue a partir de agosto, e sua variante tipo cupê, que a Autocar chamou de Capri. Ambos serão baseados na plataforma modular elétrica MEB da Volkswagen.
Conclusão
Até o momento, a Ford não tem se destacado muito quando se trata de carros elétricos. A maré pode mudar com o Puma elétrico. Entretanto, se a especulação da Autocar estiver correta, é improvável que o carro supere a concorrência da Stellantis. Da mesma forma, os veículos MEB Explorer e Capri provavelmente serão ofuscados pelos originais da VW. Portanto, vamos esperar pela nova plataforma elétrica para carros compactos que a Ford está desenvolvendo, como o CEO da empresa, Farley, anunciou há poucos dias.
Fonte: Autcar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas