A Ford surpreendeu pelo fato de que uma pequena equipe da montadora passou os últimos dois anos desenvolvendo "em segredo" uma plataforma de baixo custo para carros elétricos compactos, disse o CEO Jim Farley na terça-feira.

"Fizemos uma aposta em silêncio há dois anos", disse Farley aos investidores durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre e do ano inteiro da empresa, descrevendo a criação de uma "equipe de trabalho supertalentosa" que operava fora da "nave-mãe da Ford".

Ford Van Dyke Electric Powertrain Center

"Eles desenvolveram uma plataforma flexível que não só será implantada em vários tipos de veículos, mas também será uma grande base de instalação de software e serviços", disse Farley. Ele acrescentou que a Ford está ajustando seus gastos para se concentrar mais em veículos elétricos menores. 

O preço acessível é uma das principais barreiras que impedem as pessoas de comprar mais carros elétricos e as montadoras de vendê-los em maior quantidade. Hoje em dia, a maioria dos carros movidos a bateria tem um preço premium, e os compradores preocupados com o orçamento têm poucas opções para escolher que custem menos de US$ 30.000 (R$ 150.000).

Ford Evos 2021 - recarga

Nenhuma das opções elétricas atuais da Ford é o que se pode considerar "barato". O SUV Mustang Mach-E custa a partir de aproximadamente US$ 43.000, enquanto a picape F-150 Lightning básica sai por mais de US$ 55.000. Mais autonomia e equipamentos mais sofisticados custarão ainda mais. Mesmo assim, o negócio de veículos elétricos da Ford está longe de ser lucrativo nesses primeiros dias. (Sua divisão Model e, dedicada a veículos elétricos e tecnologias relacionadas, registrou um prejuízo de US$ 4,7 bilhões em 2023).

O segmento de baixo custo é um campo de batalha emergente no espaço de EVs. Há anos, a Tesla tem planos de lançar um veículo de US$ 25.000. Em janeiro, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a plataforma de veículos de próxima geração da empresa, mais barata de construir, entrará em produção em 2025. Farley disse na terça-feira que o corte de custos será crucial para competir tanto com os próximos carros da Tesla quanto com os fabricantes chineses, que estão começando a exportar veículos elétricos para todo o mundo e podem chegar ao mercado dos EUA mais adiante.

"Todas as nossas equipes de veículos elétricos estão impiedosamente focadas no custo e na eficiência de nossos produtos de veículos elétricos", disse. "Porque a concorrência final será a acessível Tesla e os OEMs chineses."