O BMW 1500 estreou no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1961 como o primeiro dos modelos Neue Klasse (que se traduz em Nova Classe). Esses veículos eram diferentes de tudo o que a marca já havia produzido, com linhas nítidas e formas esculpidas que influenciaram a linguagem de design da montadora até a década de 1990. Até que Chris Bangle apareceu.
A BMW tem um "novo" Neue Klasse no horizonte que, assim como o original, tem o objetivo de revolucionar a marca. E não apenas em termos de estilo. O nome moderno Neue Klasse representa uma arquitetura completa para a próxima geração de veículos elétricos.
Já vimos o Neue Klasse em forma de conceito (duas vezes, na verdade), mas o primeiro desses novos veículos elétricos não será lançado até 2025. Enquanto isso, aqui está o que sabemos.
A plataforma Neue Klasse é específica para veículos elétricos e integra baterias à estrutura do veículo. Os pacotes variam de 75 a 150 kWh, com o trem de força suportando pacotes de 800 volts e carregamento rápido de até 270 kW. Quando conectado à tomada, o Neue Klasse será capaz de adicionar 48 km de alcance a cada minuto.
Os modelos que utilizam a arquitetura Neue Klasse usam células de bateria cilíndricas que a BMW está desenvolvendo internamente. Elas oferecem 30% mais energia no mesmo espaço que as células prismáticas atuais. Esses pacotes podem proporcionar uma autonomia de até 1.000 km entre as recargas.
A plataforma Neue Klasse pode lidar com uma variedade de motores elétricos que variam de 268 a até 1.341 cavalos de potência - o último com uma configuração de quatro motores, segundo rumores. O trem de força pode suportar configurações de tração traseira e integral. Também é possível que duas unidades de tração acionem exclusivamente as rodas traseiras.
Depende. Como a Neue Klasse é uma arquitetura de veículo e não um modelo único, ela pode suportar vários tipos de veículos. O primeiro produto dessa plataforma será um crossover elétrico que receberá o nome de iX3. O segundo será um sedã do tamanho do Série 3, supostamente nas variantes i320 ou i330. A empresa também desenvolverá veículos Neue Klasse especificamente para a China, e o Mini até usará as bases do Neue Klasse também.
A BMW lançará mais quatro veículos nessa plataforma até o final da década. Segundo consta, eles incluirão as ofertas de carros elétricos de entrada i1 e i2. Haverá também um crossover em forma de cupê iX4 em 2026.
Em setembro de 2023, a BMW apresentou o conceito Vision Neue Klasse na exposição IAA Mobility em Munique. Ele remete aos modelos Neue Klasse da década de 1960 com um formato esculpido, mas com comodidades modernas, como elementos de iluminação impressos em 3D. No interior, há uma nova versão do sistema de infoentretenimento iDrive da montadora, incluindo um head-up display Panoramic Vision que se estende pelo para-brisa.
Provavelmente. Embora a BMW não ofereça muitos detalhes sobre os modelos de desempenho montados na plataforma Neue Klasse, a empresa registrou uma marca registrada para o nome "iM3", e há rumores de que um modelo M em potencial poderia usar uma configuração de motor quádruplo com até 1.341 cv. Se a BMW seguir sua cadência normal de lançamentos, espere que os modelos mais potentes sejam lançados um ou dois anos depois das versões padrão.
O primeiro modelo da plataforma Neue Klasse será lançado no segundo semestre de 2025. A BMW construirá inicialmente os modelos da Neue Klasse em Debrecen, Hungria, e Shenyang, China. Ela começará a montá-los na Alemanha em 2026, e outros modelos virão do México a partir de 2027.
Depende do veículo. Como pelo menos seis veículos serão montados na plataforma Neue Klasse, eles estarão disponíveis a vários preços. Embora ainda não tenhamos números concretos, as novas baterias são supostamente mais baratas do que as atuais. Os custos de fabricação mais baixos significam que os custos dos modelos podem estar mais próximos dos modelos existentes movidos a combustão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028