Quando pensamos em uma versão de entrada de algum modelo, já colocamos na conta que ela será bem mais simples e perderá equipamentos importantes. No caso do BMW iX, um elétrico que se diferencia no mercado por sua proposta bem futurista, essa economia de R$ 190 mil permite ter mais um elétrico na garagem, mas sem tirar o brilho do modelo.

O BMW iX é o SUV com uma proposta bem futurista dentro da marca alemã. Lançado no Brasil em 2022, tem estrutura em fibra de carbono, grade regenerativa, interior com cristais e um design que não passa despercebido nas ruas até hoje. Já fizemos um teste com a versão xDrive50, mas a xDrive40 também oferece um pacote bem interessante por R$ 699.950, ou R$ 190 mil a menos que a xDrive50.

BMW iX xDrive40

O melhor ainda está aqui

O BMW iX é um SUV com 4.953 mm de comprimento que trouxe ao mundo o visual de carro conceito. Nasceu para ser um carro elétrico, apesar de muito de sua base ser a CLAR, como a suspensão que compartilha componentes com o X5, mas é o único com partes em fibra de carbono na estrutura - nem o novo i7 oferece isso. 

Ele não passa despercebido pelas ruas. A dianteira tem faróis finos, com a "grade" regenerativa - apenas a parte inferior abre sob demanda para refrigerar baterias e motores elétricos - e as laterais, com as portas em composto plástico, camuflam as maçanetas, assim como a tampa traseira guarda as finas lanternas em LEDs. E não é por ser uma versão "de entrada" que o iX xDrive40 perde isso, apesar de um bodykit mais discreto que o assinado pela M do xDrive50. As rodas são de 21" e se encaixam bem nessa proposta.

BMW iX xDrive40

Por dentro, o acabamento tem botões em cristal, detalhes em alumínio e tecido. É um carro de R$ 700 mil que oferece um acabamento digno desse valor, além de muita tecnologia. As duas telas integradas, agora em toda a linha da BMW, estrearam no iX e comandam uma série de sistemas, como seletor de modos de condução e sistema de som assinado pela Harman Kardon. Outro bom destaque é o espaço interno, com piso plano nas duas fileiras, bastante conforto e porta-malas de 500 litros com abertura elétrica.

O que muda?

O BMW iX xDrive40 tem um bom pacote de equipamentos - a maior diferença para o xDrive50 é o bodykit M e o sistema de som que não é o Bower&Wilkins. Tecnicamente, o xDrive 40 tem a suspensão tradicional, não adaptativa a ar, e perde o eixo traseiro direcional, mas mantém uma boa qualidade de rodagem entre conforto e estabilidade. A maior diferença é no pacote de motores e baterias.

BMW iX xDrive40

O iX xDrive50 tem dois motores elétricos, com 258 cv e 37,2 kgfm de torque na dianteira e 313 cv e 40,8 kgfm de torque na traseira, totalizando 523 cv e 78 kgfm. O iX xDrive40 é mais manso: 258 cv e 29,6 kgfm na dianteira, 272 cv e 34,7 kgfm no eixo traseiro, em um total de 326 cv e 64,2 kgfm. Ainda são números de respeito para uma versão "de entrada". 

A alimentação também é diferente: saem as baterias de 111,5 kWh (105,3 kWh úteis) e entra o conjunto, feito pela CATL, com 76,6 kWh (71 kWh úteis), ainda instalado no assoalho do iX. Em AC, a capacidade vai de 7,4 kW a 11 kW, e em DC, 150 kW - o xDrive 50 chega a 190 kW em DC. Até aqui, ainda vale os R$ 190 mil a menos? Acho que sim...

BMW iX xDrive40

Não tem como falar que você irá sentir falta dos 523 cv quando se tem 326 cv. O BMW iX em sua versão mais mansa ainda é um carro de boa dose de potência e torque em um sistema de tração integral. O comportamento da suspensão normal é bom, e mesmo com as rodas de 21", não reclama do asfalto brasileiro. Quem gosta de andar mais rápido sente a carroceria dobrar um pouco mais que na adaptativa, mas isso não prejudica a dirigibilidade, principalmente a diária.

No teste de autonomia, o iX xDrive40 registrou os mesmos 4,8 km/kWh do xDrive50 na estrada. Só que a bateria menor dará uma autonomia de 368 km, contra os 505 km da versão mais cara. Na prática, é isso que você sentirá falta, se sentir, ao economizar os R$ 190 mil de uma para a outra. 

Um segundo carro pela diferença

Com o BMW iX xDrive40, você já terá o melhor que o tão diferente elétrico pode oferecer. Tem boa potência, boa autonomia, visual futurista, equipamentos como os assistentes de condução completo e o teto-solar panorâmico, e nível de acabamento que não se encontra em qualquer carro. 

Com a diferença para o xDrive50, você pode comprar um hatch elétrico, como o GWM Ora 03 ou BYD Dolphin, e ainda guardar uma grana. De qualquer forma, é um SUV elétrico competente nesta versão de entrada e que não fica devendo para as mais caras na prática. E em breve vem o iX xDrive M60...

BMW iX xDrive40

Motor elétrico 2 motores elétricos, um em cada eixo
Potência e torque 258 cv e 29,6 kgfm na dianteira, 272 cv e 34,7 kgfm no eixo traseiro, total 326 cv e 64,2 kgfm.
Transmissão automática de 1 velocidade, tração integral elétrica
Suspensão Duplo A na dianteira e multibraços na traseira; liga-leve aro 22" com pneus 275/40 R22
Tempo de recarga 11 kW (AC) 150 kW (DC)
Comprimento e entre-eixos 4.953 mm; 3.000 mm
Largura 1.967 mm
Altura 1.696 mm
Peso 2.440 kg em ordem de marcha
Bateria 76,6 kWh (71 kWh úteis)
Capacidades porta-malas: 500 litros
Preço como testado R$ 699.950
Autonomia elétrica cidade: 368 km (4,8 km/kWh)