A BYD está trabalhando em seu projeto para construir uma fábrica de carros elétricos no México. Após superar a Tesla nas vendas de carros elétricos no último trimestre, a montadora chinesa tem planos ainda mais ambiciosos, como se estabelecer no cobiçado mercado norte-americano, sobretudo nos Estados Unidos.
De acordo com o portal Nikkei, citando o CEO da BYD no México, a gigante chinesa planeja construir a nova unidade como um hub de exportações para os Estados Unidos. A matéria relata também que a BYD lançou um estudo de viabilidade para a fábrica mexicana e atualmente está negociando com as autoridades os termos, incluindo a localização da fábrica.
"A produção no exterior é indispensável para uma marca internacional", disse o principal executivo da BYD México, Zhou Zou, ao Nikkei.
O México é estratégico, se tornando um enorme centro de produção de automóveis fortemente integrado com a indústria dos EUA. Enquanto GM e Ford já produzem veículos elétricos no país latino-americano, Tesla, BMW e outros fabricantes se preparam para eletrificar suas linhas de produção por lá em breve.
A BYD, por sua vez, tem um plano agressivo para ampliar sua presença internacional e depender menos do mercado doméstico. A montadora sediada em Shenzhen já fabrica veículos elétricos na Tailândia e Uzbequistão, e anunciou fábricas na Hungria, Indonésia e Brasil.
New York Times
Os Estados Unidos não estão alheios ao movimento da gigante chinesa. Uma matéria publicada nesta semana no The New York Times ilustra o crescimento excepcional da marca chinesa e o que isso representa para a indústria automotiva.
"O crescimento da BYD é diferente de tudo o que o setor já viu em muitas décadas", disse Matt Anderson, curador de transportes do Museu Henry Ford em Dearborn, Michigan.
Galeria: BYD Seal U - Salão de Munique IAA 2023
Ameaça chinesa
Além disso, as principais montadoras dos EUA alertaram que os carros elétricos chineses mais acessíveis podem significar a desgraça para suas próprias perspectivas, e isso inclui o CEO da Tesla, Elon Musk. Recentemente, Musk previu que as montadoras chinesas "demoliriam" as rivais ocidentais, caso não houvesse a criação de barreiras comerciais.
Em outra reportagem, desta vez pelo Financial Times, "Washington levantou preocupações com o México", já que BYD, MG e Chery estão ao sul da fronteira. Segundo fontes, autoridades dos EUA levantaram questões sobre o investimento chinês de forma mais ampla em reuniões com autoridades mexicanas, que, por sua vez, reconheceram que precisam ser cautelosas ao considerar investimentos chineses por conta do risco de "incomodar" os EUA, seu principal mercado.
Expansão na América Latina
Mesmo sem a fábrica, a BYD já vende cinco modelos diferentes no México. O Seal é o quinto modelo a ser oferecido por lá, depois do Dolphin, do sedã Han, do SUV Tang e do SUV elétrico compacto Yuan Plus.
Mas enquanto a fábrica mexicana não sai do papel, a montadora segue um passo mais acelerado aqui na América do Sul. No Brasil, a BYD já lidera as vendas de carros elétricos com folga e trabalha na instalação da sua fábrica de automóveis em Camaçari (BA), que deve ficar pronta entre o final de 2024 e o início do próximo ano.
Fonte: Nikkei via Automotive News