O Lancia Ypsilon representa muito mais do que um "novo modelo", pois está prestes a experimentar um novo começo na Itália e na Europa. O carro mudou, crescendo em tamanho, conteúdo tecnológico e preço. E também se tornou elétrico.

Os clientes do antigo Ypsilon terão dificuldade em "reconhecê-lo", pois ele é, na verdade, um carro completamente diferente. E apenas um número é suficiente para entender o quão alto o nível foi elevado: a versão CASSINA topo de linha que você vê nas fotos desta página custa pouco menos de 40.000 euros. É verdade que ela será acompanhada por versões híbridas leves a gasolina mais baratas, mas, mesmo assim, os preços a posicionam como um compacto "premium" em todos os aspectos.

Vamos ver os detalhes e como transformou o carro que veremos nas concessionárias italianas em maio.

Galeria: Lancia Ypsilon (2024)

Lancia Ypsilon 2024: exterior

A revolução é, antes de tudo, estilística. As novas dimensões (mais de 4 metros de comprimento) e a carroceria hatchback mudaram completamente a aparência do Lancia Ypsilon 2024, tradicionalmente visto como um carro urbano "em forma de ovo".

As proporções agora são as de um carro compacto do segmento B (leia-se Peugeot 208, Renault Clio, etc.), mas é interessante se ater ao design caracterizado por certas características estilísticas que revolucionam a identidade da marca.

Na frente, para começar, a grade da Lancia desaparece, agora reinterpretada por um jogo de feixes de LED que reproduzem a forma de uma taça (uma taça de coquetel, não uma taça de vinho - ed.). O escudo desaparece, ou melhor, foi transferido para as colunas traseiras, enquanto o nome LANCIA agora se destaca por completo com letras cortadas a laser no capô.

Lancia Ypsilon Edição Limitada Cassina (2024)
Lancia Ypsilon Edição Limitada Cassina (2024)

Ainda mais interessante é a traseira explicitamente inspirada no lendário Stratos, onde dois faróis circulares retornam, dando ao carro uma personalidade agradável, graças também ao jogo de cores criado pela parte superior da porta traseira e pelo teto preto brilhante em contraste com a carroceria.

A versão limitada CASSINA tem tudo a ver com elegância, daí a clássica cor azul Lancia escolhida para esse exemplo, mas os fundamentos estéticos para criar uma bela variante esportiva (leia-se HF) estão todos lá...

Lancia Ypsilon 2024: dimensões

Dimensões Lancia Ypsilon 2024
Comprimento 4,08 m
Largura 1,76 m
Altura 1,44 m
Distância entre eixos 2,54 m
Capacidade de bagagem 310-340 litros

Lancia Ypsilon 2024: interior e tecnologia

Esse ímpeto vanguardista do design exterior no interior é expresso em formas geométricas que animam o painel de instrumentos do Lancia Ypsilon 2024. A instrumentação foi caracterizada por uma interessante interação de saliências embelezadas com estofamento de tecido.

Há duas telas digitais, cada uma medindo mais de 10 polegadas: a que fica atrás do volante, dedicada ao motorista, e a central, a partir da qual o sistema de informação e entretenimento é controlado, que foi apelidado de S.A.L.A., com um jogo de palavras que evoca o conceito de uma "sala de estar em estilo italiano". E é aí que entra em cena a colaboração com a CASSINA, uma conhecida marca de móveis que projetou a mesa central com esse formato circular específico.

Eles também a chamam de "mesa de centro", o que implica seu uso quando o carro está parado, talvez esperando para ser recarregado. A parte frontal da mesa de centro é revestida de couro costurado à mão. A parte traseira abriga o compartimento para carregamento por indução do smartphone. Smartphones que se conectam sem fio aos instrumentos e permitem o uso do Apple CarPlay ou do Android Auto.

Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina (2024): gli interni
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina (2024): gli interni
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina (2024): gli interni

Mas o verdadeiro efeito de "sala de estar" é obviamente proporcionado pelos assentos, que nessa versão CASSINA são estofados em um tecido especial de veludo azul com uma trama "cannelloni" que lembra o histórico tecido Lancia. Dos assentos, o projetista também valorizou o estofamento sustentado, incomum nessa categoria de carro.

O espaço é uma consequência direta das novas dimensões: dois adultos têm um espaço em linha com o de outros concorrentes dessa categoria construídos em uma plataforma tradicional. Entre os dois assentos, para ser claro, há o túnel que rouba um pouco de espaço. A capacidade de carga do porta-malas é média, que é reduzida em alguns litros na versão elétrica, para a qual não há frunk (porta-malas dianteiro).

Lancia Ypsilon 2024: motorização

O novo Lancia Ypsilon CASSINA, como uma versão topo de gama, será comercializado em uma série limitada (os exemplares numerados serão 1906) e exclusivamente com propulsão elétrica. O motor, assim como a plataforma STLA Small sobre a qual o carro foi construído, é o de outros modelos do grupo Stellantis (Peugeot 208, Opel Corsa, etc.) dos quais as especificações técnicas são herdadas em igual medida: 156 cv de potência, 51 kWh de capacidade da bateria e 403 km de autonomia declarada no ciclo de homologação WLTP.

Também há planos para motores a gasolina com tecnologia mild hybrid de 48V com potências de 100 e 136 cv, mas as especificações técnicas ainda não foram oficializadas.

Lancia Ypsilon Edição Limitada Cassina (2024)

Lancia Ypsilon Edição Limitada Cassina (2024)

  Motor Potência Tração
Lancia Ypsilon CASSINA Elétrico 156 cv (260 Nm de torque) Dianteira
Lancia Ypsilon a gasolina Híbrido leve a gasolina 48V 100 a 136 cv Dianteiro

Lancia Ypsilon 2024, preços e versões

A comercialização do Lancia Ypsilon começará em maio na Itália e depois em outros países europeus (na ordem, Bélgica, Holanda, França e Espanha, seguidos pela Alemanha e Reino Unido).

O único preço do Lancia Ypsilon 2024 comunicado no momento é o da série limitada CASSINA, de 39.500 euros (R$ 210.000), que como configuração topo de gama é oferecida com a lista completa de equipamentos incluindo todos os ADAS funcionais para um nível 2 de assistência ao motorista (Traffic Jam, controle de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa etc.) e um sistema de câmera de 180°. 

Versão Preço
Lancia Ypsilon CASSINA (elétrico) 39.500 euros (edição limitada de 1906 unidades)
Lancia Ypsilon a gasolina (híbrido leve) Não disponível