Este ano é decisivo, a GM terá que provar que é capaz de aumentar a produção de sua linha de veículos elétricos baseados na Ultium, que inclui nomes como Cadillac Lyriq, Chevrolet Equinox EV e GMC Hummer EV.

Foi o que Mary Barra, CEO da gigante automotiva americana, disse anteontem durante uma conferência com investidores da Wolfe Research, citada pela Automotive News. Mas o impulso para mais veículos elétricos pode ser limitado pelo que os clientes querem - uma abordagem que já ouvimos da Toyota antes, e que funciona como uma faca de dois gumes.

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Chevrolet Blazer EV em evento da Anfavea em Brasília (DF)

Depois de um 2023 decepcionante em termos de volume de produção na frente de carros elétricos, a chefe da GM declarou que 2024 é "o ano da concretização" para a montadora sediada em Detroit. O criador do descontinuado Chevrolet Bolt EV e do ultra-luxuoso Cadillac Celestiq precisa fazer tudo o que puder para aumentar os números de entrega e baixar os preços dos carros.

"Temos que demonstrar que podemos construir produtos baseados na Ultium e que o mercado os quer e que podemos atingir nossas metas de lucratividade", disse Barra na conferência de ontem. Mas foi o que ela disse em seguida que chamou nossa atenção. "Embora tenhamos dito que, até 2035, nosso portfólio de veículos leves será totalmente voltado para veículos elétricos, seremos guiados pelo consumidor", acrescentou a CEO.

Chevrolet Blazer EV no Salão de Detroit

Chevrolet Equinox EV no Salão de Detroit

Isso se parece muito com o que o diretor de vendas da Toyota North America, Jack Hollis, disse no início de fevereiro. "Nossos revendedores não estão nos dizendo que o cliente quer VEs mais do que outras coisas", mencionou Hollis. "Eles estão nos dizendo que querem VEs como uma opção. Eles querem híbridos plug-in como opção. Eles querem hidrogênio como uma opção. Na verdade, eles gostariam de ter motores a gasolina [como opção], mas também combustíveis de queima mais limpa", acrescentou o vice-presidente executivo de vendas da montadora japonesa.

Como você provavelmente sabe, a Toyota tem hesitado em adotar uma abordagem total para os veículos elétricos e, em vez disso, está se concentrando no que chama de abordagem multifacetada, o que significa que continuará a usar híbridos, híbridos plug-in, carros com célula de combustível de hidrogênio, além de desenvolver uma linha de EVs de última geração.

Cadillac Celestiq in front of GM's Ultium EVs

Veículos totalmente elétricos baseados em Ultium da General Motors

E como o crescimento do segmento de carros totalmente elétricos desacelerou nos últimos meses, essa abordagem parece beneficiar a Toyota - a montadora está até mesmo usando as enormes quantidades de dinheiro das vendas de híbridos para financiar futuros EVs. E é essa realidade que pode ser percebida pelos executivos da GM.

Recentemente, a montadora americana anunciou que mudou de ideia em relação aos veículos híbridos plug-in e que investirá mais dinheiro nesse segmento, uma vez que os padrões de emissões serão mais rígidos e as vendas de veículos totalmente elétricos ainda não estão no nível esperado pelos especialistas do setor.

Galeria: Chevrolet Silverado EV 2024

Dito isso, Mary Barra reiterou que a GM continua comprometida com os veículos elétricos e que a adoção aumentará, embora em um ritmo mais lento do que o previsto originalmente. Este ano, a empresa planeja construir entre 200.000 e 300.000 veículos elétricos baseados na Ultium na América do Norte, o que inclui modelos da Chevrolet, GMC e Cadillac. No ano passado, a GM entregou um pouco menos de 76.000 veículos elétricos nos EUA, a maioria dos quais foi representada pelo agora aposentado Chevrolet Bolt EV e pelo irmão Bolt EUV.

Em outras palavras, a gigante automotiva norte-americana terá que dar tudo de si se quiser triplicar as entregas sem seu principal puxador de vendas. Será que isso é possível? Teremos que esperar para ver.