Irmão europeu do nosso Renault Kwid E-Tech, o Dacia Spring passou por um facelift na linha 2024. Além de um novo visual externo, o carro elétrico urbano que é chamado pela marca de "SUV dos compactos" também recebeu um interior redesenhado e mais moderno. No entanto, as opções de motores e bateria permanecem sem alterações.
Na Europa, o Dacia Spring foi lançado no final de 2021 e em pouco mais de um ano recebeu uma leve atualização, sobretudo na dianteira, que recebeu a nova grade em forma de 'X'. Por lá, o subcompacto foi lançado com um motor elétrico de 45 cv, recebendo a opção pelo motor de 65 cv junto com a primeira atualização - por aqui, o irmão Renault Kwid E-Tech vinha equipado com a unidade mais potente desde o seu lançamento.
Novo visual
O Dacia Spring 2024 recebeu uma atualização visual mais abrangente na parte externa. Dá pra dizer que as formas gerais têm boa inspiração no SUV Dacia Duster equipado com motor a combustão.
Na dianteira, o formato da moldura horizontal preta foi alterado e o conjunto ótico assume uma assinatura de luzes com elementos em forma de Y. Também há novos para-choques dianteiro e traseiro. Outra mudança é que os racks de teto saíram de cena e, na parte traseira, uma faixa preta horizontal marca presença.
Internamente, a Dacia também emprestou elementos do Duster para atualizar o seu carro elétrico urbano. Destaque, agora há um quadro de instrumentos configurável de 7 polegadas em todas as versões - a versão básica usa um suporte de smartphone na parte inferior do console. Por fim, nos modelos mais equipados há uma grande tela sensível ao toque de 10".
Outra novidade é que a paleta de cores no interior e os materiais também foram revistos. Os elementos brancos são projetados para criar uma atmosfera mais suave. O elemento "Y" dos conjuntos óticos é replicado no interior das saídas de ar centrais. Ele também é feito de plástico branco, enquanto o acabamento topo de linha Extreme vem em tom de cobre.
Mais equipamentos
Em termos de vida à bordo e condução, o novo Dacia Spring 2024 ganhou volante com ajuste de altura e agora há um no novo controle de transmissão, que abandona o botão seletor em favor de um interruptor que traz uma novidade: modo "B" para regeneração de frenagem, algo inexistente no modelo atual. Destoam das novidades a continuidade da chave convencional para ligar o carro e a alavanca física para o freio de mão.
Os europeus também terão à disposição acessórios que são fixados através dos chamados suportes "YouClip". Estes incluem uma bandeja de plástico para o compartimento do motor para cabos de carregamento e similares, um porta-copos, luzes recarregáveis e um suporte para telemóvel (com ou sem carregamento indutivo) para a console central.
Motor e bateria permanecem
Diferentemente do que se esperava, o Dacia Spring 2024 segue na mesma plataforma (e não a Ampr Small) de sempre. Dessa forma, as dimensões são basicamente similares, a não ser pelo comprimento que foi reduzido de 3,73 metros para 3,70 metros. Boa notícia é que o porta-malas agora tem capacidade declarada de 308 litros (1.004 litros com os bancos rebatidos), um número bastante interessante para o segmento.
Com proposta urbana, o pequeno Dacia segue com a bateria de 26,7 kWh, suficiente para uma autonomia na faixa dos 250 km pelo padrão europeu. Há apenas um carregador de bordo monofásico de série, o carregamento com corrente contínua de até 30 kW só é possível como opcional. Mas há novidades: opção de carregamento bidirecional (Vehicle to Load, V2L) para dispositivos externos com até 220 volts e 16 amperes (ou seja, cerca de 3,5 kW).
Galeria: Dacia Spring (2024)
Para atender às mais recentes normas europeias de segurança, o subcompacto recebe sistema de frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito com aviso de velocidade, bipe de estacionamento traseiro e alerta de saída de faixa.
O novo Dacia Spring estará disponível para encomendas a partir do segundo trimestre de 2024, com entregas previstas para meados do ano. Mesmo após o facelift, o urbaninho deve continuar como o carro elétrico a bateria mais barato do mercado – até agora, o preço base de tabela era de 22.750 euros (R$ 121.000). A Dacia ainda não divulgou os preços do modelo atualizado.
O Renault Kwid E-Tech é produzido na China na mesma linha de montagem que o Dacia Spring, daí poderíamos esperar que o modelo vendido aqui também receba essas atualizações, mas não há nada oficial por enquanto.
E considerando que a Renault quer levantar o sarrafo de sua linha por aqui, vale lembrar que em breve haverá opções interessantes na prateleira, como o Renault 5 EV e o recém-anunciado novo Renault Twingo, todos subcompactos elétricos, porém, com projetos mais modernos e refinados.