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Motoristas precisam de muito menos autonomia do que pensam: estudo

Dados mostram que a distância média de condução diária é uma pequena porcentagem do alcance da maioria dos carros elétricos

Volvo EX30

Durante anos, a ansiedade em relação à autonomia tem sido uma grande barreira para a adoção mais ampla de veículos elétricos. É um medo comum: imagine estar no meio do nada, com 5% de energia restante na bateria e nenhum lugar para carregar. Um pesadelo que ninguém quer vivenciar, certo? Mas um novo estudo prova que, no mundo real, esse é um cenário altamente improvável.

Depois de analisar as informações de 18.000 veículos elétricos em todos os 50 estados dos EUA, a Recurrent, startup de dados e saúde de baterias, descobriu algo que meio que sabíamos, mas dávamos como certo. A distância média que os americanos percorrem diariamente constitui apenas uma pequena porcentagem do que os veículos elétricos são capazes de percorrer graças aos modernos sistemas de bateria e trem de força.

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O estudo revelou que, dependendo do estado, a distância média diária percorrida pelos veículos elétricos era de 20 a 45 milhas (32 a 72 km), consumindo apenas de 8 a 16% do alcance classificado pela EPA de uma bateria. A maioria dos VEs à venda atualmente nos EUA oferece cerca de 400 km de autonomia, e muitos modelos são capazes de percorrer mais de 300 milhas (480 km).

Dos 10 carros elétricos mais acessíveis nos EUA atualmente, a maioria pode percorrer mais de 200 milhas (320 km) no ciclo EPA. O Chevrolet Bolt EV 2023, um dos carros elétricos mais acessíveis dos EUA, tem uma classificação EPA de 259 milhas (416 km). Apesar do fim de sua produção, muitos ainda estão disponíveis para serem adquiridos no estoque da Chevrolet.

 

Os três maiores estados geográficos dos EUA, Alasca, Texas e Califórnia, têm distâncias diárias de condução abaixo da média (veja passando o cursor sobre o mapa acima). No entanto, há uma diferença. Os proprietários de VEs nesses estados podem morar em áreas urbanas e podem ter alternativas a gasolina ou híbridas à sua disposição para viagens mais longas.

Locais como Porto Rico, Havaí e Washington D.C. também têm distâncias diárias de condução mais curtas, o que significa que os motoristas usam menos da autonomia de seus VEs. Mesmo depois que a adoção de elétricos aumentar e os futuros motoristas comprarem VEs para serem seus veículos principais, as distâncias médias diárias de direção podem não aumentar tanto, afinal.

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Porque, mesmo com carros a gasolina, o motorista médio dos EUA percorre apenas 37 milhas (60 km) por dia, segundo dados do Departamento de Transportes dos EUA. Observe que os dados variam substancialmente entre regiões e cenários. Os residentes de Wyoming e Dakotas talvez precisem dirigir muito mais do que os de Nova York ou do Distrito de Colúmbia.

Isso não quer dizer que não precisamos de veículos elétricos de maior alcance. E convencer as pessoas de que elas não "precisam" de tanta autonomia quanto pensam pode ser uma proposta perdedora. Por essas razões, as montadoras estão desenvolvendo VEs robustos de 600 milhas (965 km) para entrar no mercado nos próximos anos, mas os compradores devem considerar cuidadosamente o que realmente vão usar.

Quanto você dirige em média regularmente? Os veículos elétricos oferecem autonomia suficiente para sua condução diária? Deixe sua opinião nos comentários.

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