JAC e-JS1 com bateria de sódio começa a ser exportado para a América Latina
Novo Yiwei 3, rival do BYD Dolphin, também faz parte do lote de 10.000 veículos elétricos embarcados
Em uma nova fase de expansão internacional, a JAC, por meio da recém-criada submarca de carros elétricos Yiwei, anunciou o embarque do primeiro lote com 10.000 veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul.
Realizado nesta semana na JAC Smart Factory na China, o embarque simboliza a abertura oficial da nova estratégia internacional da JAC. Esse primeiro lote inclui 5.000 unidades do inédito carro elétrico compacto Yiwei 3, que será um rival direto do BYD Dolphin, e outras 5.000 do subcompacto E10X (JAC e-JS1), em sua nova versão equipada com baterias de sódio, que promete baixar o preço de entrada e deixá-lo mais competitivo.
Começando pelo JAC Yiwei E10X Huaxianzi, a nova versão do JAC e-JS1, trata-se um hatchback elétrico alimentado por uma bateria cilíndrica de íons de sódio fornecida pela HiNa Battery que utiliza uma nova tecnologia de "colmeia" UE (Encapsulamento Unitário) da JAC.
Segundo relatado pela imprensa chinesa, a nova bateria de sódio tem capacidade de 23,2 kWh, proporcionando autonomia de 230 km pelo ciclo CLTC e consumo de energia de aproximadamente 10 kWh/100 km. No carregamento rápido, leva 20 minutos para recarregar de 10% a 80% e 15 minutos para recarregar de 30% a 80% - como referência, a versão do e-JS1 com baterias de íons de lítio tem alcance real de aproximadamente 250 km.
O primeiro lote de produção do subcompacto com bateria de sódio saiu da linha de produção na China na última semana de dezembro. De qualquer forma, a JAC Yiwei pretende lançar uma versão com 300 km de autonomia no segundo semestre de 2024.
JAC Yiwei 3
Novidade no portfólio, o Yiwei 3 foi apresentado recentemente na China como um carro elétrico compacto rival direto de modelos como o BYD Dolphin e GWM Ora 03, por exemplo.
Galeria: Flagra: JAC Yiwei 3 no Brasil
Estratégico para a JAC, o hatchback mede 4,02 metros de comprimento (similar a um Hyundai HB20), 1,77 metro de largura e 1,56 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 metros (a mesma de um Nissan Kicks), proporcionando um espaço interno honesto considerando sua proposta.
O compacto é impulsionado por um motor elétrico de 70 kW (95 cv), alimentado por uma bateria LFP de 41 kWh suficiente para 405 km de autonomia. Também há uma versão superior com 100 kW (136 cv) e uma bateria de 51,5 kWh para 505 km de autonomia, sempre pelo ciclo chinês CLTC.
Em janeiro de 2024, a JAC vendeu 39.200 veículos, um aumento de 51,91% na comparação ano a ano; e exportou 18.600 veículos, crescimento anual de 66,85% e alta mensal de 27,41%, o que mostra o avanço internacional das montadoras chinesas.
Procurada pelo InsideEVs Brasil, a JAC não confirmou se esse primeiro lote de veículos elétricos já atenderá o Brasil. De qualquer forma, o Yiwei 3 (que por aqui terá outro nome) tem lançamento confirmado por aqui, onde estreará em breve. Continue acompanhando as novidades.
Fontes: Yiche, CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro de 2024
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Recorde histórico: 17 mil eletrificados vendidos no Brasil em novembro
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia