Com a proximidade do lançamento do Dolphi Mini no Brasil, os próprios concessionários começam a revelar a possível estratégia da marca. Embora o preço inicial de R$ 98.900 que também foi antecipado pelos lojistas já seja um excelente argumento, a BYD precisa resolver uma questão relacionada ao primeiro lote que será vendido por aqui: possuir 4 lugares.
De acordo com concessionários ouvidos por InsideEVs.com, o segundo lote chegará trazendo unidades com 5 lugares, ainda em homologação. Por este fato, os primeiros compradores seriam beneficiados com um preço ainda mais atrativo de R$ 89 mil. Não está claro ainda se a BYD manterá em seu catálogo futuramente as configurações com 4 lugares. Fato é que com 5, o carro elétrico de entrada da marca se credenciará também como opção para motoristas de aplicativos.
![BYD Dolphin Mini](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Já dirigimos o Dolphin Mini na China
Como spoiler, já dá para dizer que o Dolphin Mini vai causar um grande alvorço no mercado brasileiro. O InsideEVs Brasil teve o primeiro contato com o Dolphin Mini em Shenzhen (China) e a primeira impressão é de que ele parece maior do que realmente é. Mede só 3,78 m de comprimento, mas seu entre-eixos de 2,50 m fica próximo ao de compactos como HB20 e Onix. Tem bom espaço interno e acomoda 4 ocupantes, pelo menos na configuração que dirigimos lá. Fato que vai pesar contra é o porta-malas pequeno, mas bem pequeno mesmo.
![BYD Dolphin Mini](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Como destaques, já podemos antecipar que Dolphin Mini terá alguns equipamentos de segmentos acima. Tem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência entre outros. O que não sabemos ainda é se a configuração brasileira terá 4 ou 6 airbags.
O compacto elétrico, na China, tem duas opções de bateria. A primeira é uma com capacidade de de 30 kWh e que pode ser a opção para a versão mais barata do Dolphin Mini. A segunda é mais sofisticada e utilizada a tecnologia Blade com 38,8 kWh, o que dá uma autonomia de 402 km pelo ciclo de testes chinês. A potência máxima de recarga em uma estação rápida é de 40 kW, o que demandará 30 minutos para carregar de 30% a 80%.
![BYD Dolphin Mini - painel](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Outro grande trunfo do Dolphin Mini será o acabamento interno, que lá na China, já se mostrou superior a qualquer rival oferecido aqui no Brasil - até mesmo os veículos a combustão já consagrados. Utiliza botões giratórios como no irmão maior Dolphin, por exemplo, e o acabamento geral segue a linha dos carros da marca, usando plástico emborrachado junto com materiais macios ao toque e couro. Até mesmo nas portas traseiras.
O que sempre encanta os clientes é a famosa tela giratória para a central multimídia, mas o painel de instrumentos entregará uma pequena tela de 5 polegadas para os instrumentos um pouco mais simples.
Preço de lançamento do Dolphin Mini
De acordo com os concessionários, o preço do Dolphin Mini no Brasil deve ser:
- Dolphin Mini 30 kWh com 4 lugares: R$ 89.000
- Dolphin Mini 30 kWh com 5 lugares (chegará nos próximos meses): R$ 98.900
- Dolphin Mini 38 kWh (Bateria blade) com 4 lugares: R$ 114.800*
*Fica a dúvida se a estratégia também afetará inicialmente a versão com bateria Blade de 38 kWh. Se seguir a mesma lógica, é possível que o preço inicial desta configuração com 4 lugares fique em torno de R$ 105 mil.
O que vocês acham dessa possível estratégia de preços?