A expansão da Xpeng não para. Depois de chegar à Noruega em 2020 e expandir para a Suécia, Dinamarca e Holanda, a empresa chinesa chegará à Alemanha, França, Reino Unido e Itália, expandindo sua presença na Europa. A própria empresa divulga isso, especificando que a aterrissagem ocorrerá em 2024. No entanto, faltam mais detalhes.
Enquanto isso, a fabricante também está de olho no Oriente Médio e firmou uma parceria com o grupo de revendedores Ali&Sons dos Emirados Árabes Unidos que lhe permitirá penetrar no mercado local, bem como nos do Egito, Azerbaijão, Jordânia e Líbano.
O acordo com os revendedores locais é total e inclui não apenas a venda dos principais modelos da marca, mas também toda a rede de serviços.
Os Xpeng serão exibidos em showrooms dedicados, que terão uma parte de vendas e uma parte de serviço pós-venda. A partir do terceiro trimestre de 2024, a marca venderá os SUVs G6 e G9, ambos baseados na plataforma SEPA 2.0, nos Emirados Árabes Unidos e no Egito, enquanto na Jordânia e no Líbano as vendas começarão após a primavera; no Azerbaijão, elas começaram no final de 2023.
Xpeng G6
Xpeng G9
Alex Tang, gerente geral de mercados internacionais da Xpeng, disse:
"Os novos mercados que temos pela frente são alguns dos mais interessantes do ponto de vista da eletrificação e representam um excelente ponto de partida para nossa expansão na região asiática e nos permitem ser líderes no setor de carros elétricos".
Como lembrete, na Europa, a empresa vende o SUV G9 e o sedã P7, sendo este último o modelo de maior sucesso da marca de Guangzhou, com mais de 100.000 unidades entregues em todo o mundo.
Aliás, esses são apenas os primeiros passos globais da marca que nasceu há apenas 10 anos. De fato, o fabricante chinês anunciou sua estratégia futura, afirmando que lançará até 30 novos modelos - alguns novos, outros atualizados - até 2027.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Xpeng apresenta Mona M03 como o sedã elétrico mais aerodinâmico do mundo
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Mona: nova submarca da Xpeng é baseada em inteligência artificial