A maior estreia deste ano no Salão do Automóvel de Genebra é, sem dúvida, o novíssimo Renault 5. Sim, o compacto que chegou a ser vendido como "Le Car" nos Estados Unidos está oficialmente de volta à Europa, estritamente como um modelo elétrico. O R5 foi descontinuado em 1996 e retorna como uma nova versão de um pequeno veículo elétrico pronto para enfrentar a selva urbana.
Felizmente, a marca francesa não mexeu muito no design em comparação com o carro-conceito inicial do início de 2021. Fomos informados de que o hatch elétrico, conhecido pelo nome completo de Renault 5 E-Tech Electric, adota um estilo retrofuturista. A descrição se encaixa perfeitamente, pois a equipe de design fez um ótimo trabalho ao criar um sucessor moderno, mantendo-se fiel aos seus ancestrais.
Os faróis bonitos e as lanternas traseiras verticais são uma referência ao Renault 5 anterior, assim como os arcos das rodas proeminentes. A Renault decidiu integrar as maçanetas das portas traseiras na base das colunas C para dar a ilusão de um estilo de carroceria de três portas semelhante ao modelo clássico. Enquanto as duas primeiras gerações ofereciam a opção de três ou cinco portas, o novo modelo é apenas de cinco portas. Algumas versões têm detalhes em vermelho na carroceria, como uma referência ao R5 Turbo. A propósito, um hot hatch será lançado mais tarde, em 2024, na forma do Alpine A290.
Para o interior, a empresa com o logotipo de diamante também tentou trazer o charme retrô. A costura vertical no painel de instrumentos remete aos modelos antigos, assim como as saídas de ar retangulares. A moldura grande do painel de instrumentos digitais e do sistema de multimídia é uma reminiscência do painel em blocos usado antigamente. A tela do painel de instrumentos mede 7 ou 10", dependendo da versão, enquanto a tela sensível ao toque sempre tem uma tela de 10".
O Renault 5 2024 tem 3,92 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,5 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 e uma capacidade de carga de 326 litros. Apesar de ser um carro pequeno, ele usa grandes rodas de 18" (de ferro na versão de entrada e de liga nas demais) com pneus 195/55 R18. O novo elétrico é maior que o Twingo, mas menor que o Clio, e é o primeiro modelo a rodar na plataforma AmpR Small - anteriormente conhecida como CMF-B EV.
A versão mais leve, com a bateria menor de 40 kWh, pesa 1.350 kg, enquanto a mais pesada, com a bateria de 52 kWh, pesa 1.450 kg. Com a bateria básica, o motor montado na frente fornecerá 95 cv e 21,7 kgfm ou 120 cv e 23 kgfm. Com a bateria atualizada, o motor elétrico produzirá 150 cv e 25 kgfm e, nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h levará menos de oito segundos. O modelo topo de linha pode atingir 150 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
A bateria básica proporciona 300 km de autonomia no ciclo combinado WLTP, enquanto o pacote atualizado tem energia suficiente para 400 km. A potência máxima de carregamento em corrente alternada é de 11 kW, mas em corrente contínua é compatível com 80 kW para a bateria menor e 100 kW para a maior. Usando a contínua, leva meia hora para carregar de 15 a 80% para ambas as baterias. Vale a pena observar que o Renault 5 básico, com motor de 95 cv, não oferece carregamento em corrente contínua.
Incomum para um modelo desse segmento, elétrico ou não, o novo Renault 5 tem uma suspensão independente traseira multi-link. O bonito carro elétrico urbano foi projetado com carregamento bidirecional para alimentar seus aparelhos, uma bomba de calor para aquecer rapidamente a cabine e recuperação de energia de frenagem para recarregar a bateria. Um truque é encontrado no capô, onde o logotipo 5 de grandes dimensões funciona como uma luz indicadora de carga da bateria.
Galeria: Renault 5 E-Tech 2024
A versão mais barata que o dinheiro pode comprar custa cerca de 25.000 euros (R$ 135 mil) na Europa. A Renault fabricará o R5 na França, e também trará de volta o R4. Ele também será totalmente elétrico, assim como a próxima geração do Twingo. Ambos já foram apresentados com carros-conceito antes de seus lançamentos no mercado em 2025 e 2026, respectivamente.
Fonte: Renault