O setor automotivo não gosta de admitir, mas realmente esperava que o ano passado fosse como o início da década de 1970 foi para a televisão em cores - o ponto em que uma nova tecnologia decola enquanto uma mais antiga pode começar a desapecer. Com os veículos elétricos, a adoção está se mostrando menos previsível do que eles queriam. Agora, muitos fabricantes querem reduzir as expectativas de adoção de VEs. Elas já convenceram seus acionistas. Seus revendedores trabalham todos os dias para dissuadir os consumidores. E isso certamente é bom para seus balanços patrimoniais no curto prazo.

Resta apenas um grupo a ser convencido: os órgãos reguladores que estão pressionando por menos emissões dos carros e, em última instância, por um futuro majoritariamente elétrico.

Kia Platform Beyond Vehicle (PBV)

E eles estão tentando. Um novo artigo do site Automotive News descreve o esforço que as montadoras, fornecedores, revendedores e todo o setor fizeram para tentar reverter as expectativas regulatórias. No caso dos EUA, o governo Biden está perto de finalizar as diretrizes de emissões revisadas para a próxima década, e qualquer empresa com um negócio considerável de combustível fóssil está trabalhando duro para deixar espaço para um grande número de produtos a combustão (ICE). 

É provável que o conjunto de normas revisadas da Agência de Proteção Ambiental (EPA) seja mais conservador em seu cronograma, esperando que as montadoras reduzam as emissões de toda a frota em 56% entre 2027 e 2032. Isso começa com uma redução de 18% em 2027, com reduções ano a ano diminuindo para 9% em 2031 e 11% em 2032.

GM - BrighDrop EV600 da FedEx

A agência espera que os requisitos mais rigorosos levem a um mercado de veículos leves predominantemente elétricos nos EUA, com os veículos totalmente elétricos representando 60% das vendas de veículos novos até 2030 e 67% até 2032. Os fabricantes de automóveis não estão dispostos a isso.

Conforme relatado pela Automotive News, eles estão pressionando para que a EPA adote um plano menos rigoroso chamado Alternative 3. A meta geral de emissões é a mesma - 56% de redução até 2032 -, mas a Alternative 3 exige um aumento mais lento, começando com uma redução de 11% em 2027 e chegando a uma redução de 17% ano a ano em 2032. O setor automotivo ainda não está entusiasmado com o cronograma, mas as empresas parecem preferi-lo à alternativa. 

Galeria: Kia EV9 GT-Line (EUA)

Se você acha que isso vem apenas das montadoras que estão atrasadas em relação aos veículos elétricos, infelizmente está enganado. Veja a Kia, por exemplo, uma das montadoras que, sem dúvida, está se saindo melhor em termos de tecnologia e vendas de veículos elétricos no momento. "Embora a Kia esteja otimista quanto à possibilidade de chegarmos a 60% de penetração de veículos elétricos no futuro, o prazo proposto para 2030 não é realista", disse a montadora à EPA em comentários sobre as regras no verão passado. "Esse prazo é muito rápido, dadas as incertezas em relação à acessibilidade dos VEs, à infraestrutura de carregamento de VEs e ao fornecimento de minerais críticos para baterias de VEs." 

Sobre os padrões menos ambiciosos, os funcionários da Kia disseram: "Para ser claro, o padrão proposto pela Alternative 3, que alcança as mesmas restrições que os padrões propostos em 2032 (ano do modelo), ainda é excessivamente otimista. No entanto, a Alternative 3 pelo menos fornece uma taxa mais consistente de rigor e uma inclinação mais realista de aceitação do consumidor ao longo dos (anos-modelo) 2027 a 2031 do que as outras propostas da EPA." 

Essencialmente, a coreana apoia esse plano em relação ao plano mais agressivo que a EPA está avaliando, mas ainda o considera "prejudicial" ao mercado. Isso vem de uma empresa que está relativamente à frente no mercado de veículos elétricos, mostrando que essa atitude é generalizada no setor.

É claro que também vale a pena lembrar que as montadoras nunca farão lobby por padrões mais rígidos. Seu objetivo é ganhar dinheiro e, por enquanto, suas picapes de combustão interna e SUVs são o ganha-pão. Metas mais rígidas significam menos excessos, menos SUVs gigantes que consomem muita gasolina e menos oportunidades de lucrar com a tecnologia que todos eles aperfeiçoaram nas últimas décadas. No mundo dos veículos elétricos, eles precisam competir com empresas iniciantes como a Tesla e, até o momento, essa competição não se desenrolou como eles querem.

Infelizmente para eles e para o clima, empurrar com a barriga dificilmente resolverá esse problema.