O governo da Itália procurou a BYD para conversar sobre a instalação de uma fábrica de carros elétricos no país. O contato com a montadora chinesa ocorreu após a Stellantis, que mantém uma rede fábricas no país, sinalizar a mudança de produção para países com custos de produção mais baixos. 

Conforme a reportagem do Automotive News, o executivo número um da BYD na Europa confirmou a informação durante uma entrevista no Salão de Genebra. 

"Temos alguns contatos para discutir sobre isso", disse Michael Shu, diretor executivo da BYD na Europa. A necessidade de uma segunda fábrica europeia "depende das nossas vendas, agora estamos fazendo progressos muito bons", completou. 

Galeria: BYD no Salão de Munique - IAA 2023

Segundo a reportagem, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni tem planos de atrair uma nova grande montadora para a Itália, depois que a Stellantis sinalizou que pode transferir parte da produção para países de "baixo custo".

Além disso, o ministro da Indústria, Adolfo Urso, afirmou que a Itália está apoiando a chegada de um novo fabricante, se referindo como:

"um projeto em que estamos trabalhando há meses com conversas significativas com parceiros estrangeiros".

Fiat 500e

No mês passado, a BYD oficializou a compra do terreno para a construção de sua primeira fábrica na Europa. A gigante chinesa assinou um acordo de compra de terrenos com o Governo Municipal de Szeged, na Hungria, para uma fábrica de veículos elétricos que havia sido anunciada recentemente - a fábrica deve entrar em operação até o final de 2026. 

Com o movimento da Itália, a segunda fábrica da BYD na Europa ainda é uma questão a ser discutida. Como foi destacado no início, a própria marca chinesa admitiu que prefere acompanhar o desenvolvimento das vendas de carros elétricos na região antes de dar um segundo passo maior. Vamos continuar acompanhando o desenvolvimento dessa história. 

Fonte: Automotive News