Apresentada no mercado internacional em maio do ano passado, a nova geração BMW Série 5 acaba de desembarcar oficialmente no Brasil. O lançamento neste primeiro momento contempla o modelo puramente elétrico i5, que chega ao país oferecido na versão esportiva M60 com preço sugerido de R$ 759.950. Entre os atributos, entrega 601 cv de potência e autonomia de 391 km no padrão PBEV.
No visual, o novo Série 5 é bem mais comportado que os primos Série 7 e XM e passa longe de qualquer ousadia ou polêmica estética. As linhas evoluíram sobre a geração anterior com mais dinamismo e arrojo, sem fugir do padrão tradicional e histórico do modelo. Ao todo, o sedã mede 5.060 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.515 mm de altura e 2.995 mm de entre-eixos. O coeficiente de arrasto é 0,23.
No painel, destaque para o esquema de telas duplas para quadro de instrumentos e sistema de entretimento, com 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente. O modelo já adota o sistema iDrive 8.5, compartilhado com o i7 M70 e que promete interface mais intuitiva com funcionalidade QuickSelect (atalhos agrupados na tela inicial). O porta-malas acomoda 520 litros nas versões convencionais e híbridas e 490 litros na configuração elétrica.
Na mecânica, o i5 M60 é equipado com o conjunto BMW eDrive de quinta geração. São dois motores, um em cada eixo, que tornam a tração integral e entregam conjuntamente potência de até 601 cv e 83,6 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h (limitada para preservação da bateria).
A bateria tem capacidade energética utilizável de 81,2 kWh e, de acordo com o ciclo PBVE, entrega autonomia de até 391 quilômetros. O modelo é equipado ainda com o sistema Max Range, que pode aumentar a autonomia em até 25% limitando potência, velocidade e desativando as funções de conforto.
Para carregar a bateria, a BMW Wallbox configurada para oferecer 22kW de potência faz o serviço em 4h15 com carregamento AC. Já em redes DC, a bateria pode ser carregada com potência de até 205 kW, indo de 10 a 80% em apenas 30 minutos. O i5 será vendido com dois carregadores de cortesia: uma BMW Wallbox (22 kW) e um Flex Charger (11 kW).
A lista de equipamentos inclui assistentes de direção como controle adaptativo de velocidade viagem, alerta de mudança de faixa, estacionamento automático (sem necessidade sequer de acelerar ou frear), alertas visuais e sonoros de condições de tráfego cruzado, alerta de colisão traseira, alerta de mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Destaque também para o Digital Key Plus, sistema de chave virtual compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy que dispensa a chave física e facilita o acesso ao carro exclusivamente com o celular. Segundo a BMW, é possível compartilhar o dispositivo com até 5 pessoas de forma remota. Há ainda sistema de som Bowers & Wilkins com 665 watts de potência e 17 alto-falantes.
Além disso, o i5 tem compatibilidade com o My BMW App para ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis e acionar a ventilação do carro. Também é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre quilometragem, nível de combustível, manutenções, fluído de freio e receber notificações sobre atualização remota de software.
Aos interessados, o i5 M60 está disponível em 10 opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e três opções de acabamento interno em Couro Merino (Preto, Cooper e Silverstone). A versão híbrida plug-in já está confirmada e chegará ao Brasil nos próximos meses.