O novo Porsche Macan elétrico já está em pré-venda no Brasil. A nova geração do Macan com a inédita variante elétrica pode ser reservada na versão Macan 4 por R$ 580 mil. Já a versão Macan Turbo tem preço sugerido R$ 770 mil e pré-venda a partir do dia 01/03. De acordo com o comunicado oficial da Porsche, as primeiras entregas são esperadas para o segundo semestre de 2024.
Baseado na plataforma Premium Platform Electric (PPE), o novo Macan elétrico terá tração integral nas duas versões: Macan 4 e Macan Turbo.
Porsche Macan 4 | Porsche Macan Turbo | |
Motores e potência | AWD, 408 cv (300 kW) e 66,3 kgfm | AWD, 640 cv (470 kW) e 115,2 kgfm |
0-100 km/h e velocidade máxima | 5,2 s/220 km/h | 3,3 s/260 km/h |
Bateria bruta e líquida | 100 kWh/95 kWh | 100 kWh/95 kWh |
Autonomia (WLTP) | 613 km | 519 km |
Potência de recarga (AC/DC) | 11 kW/270 kW (800 volts) | 11 kW/270 kW (800 volts) |
Tempo de recarga DC (10-80%) | aprox. 21 min | aprox. 21 min |
Equipado com a Porsche Active Aerodynamics (PAA) e tendo um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o novo Macan é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado, recurso que também otimiza a autonomia - os dados pelo padrão Inmetro ainda não foram revelados.
A unidade de potência elétrica é alimentada por uma bateria com capacidade bruta de 100 kWh (95 kWh efetivos) em sistema elétrico com arquitetura de 800 volts e carregamento DC de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado.
Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional.
O carregador doméstico AC de 11 kW é item de série em ambas as versões e inclui também o serviço de instalação do carregador, incluindo despesas com mão de obra e materiais assumidas pela Porsche.
Na lista de equipamentos, o Macan 4 já vem como Park Assist, bancos dianteiros com aquecimento e regulagens elétricas de 8 vias, teto panorâmico, suspensão pneumática adaptativa, faróis em LED, retrovisores externos e interno com escurecimento automático, assistente de manutenção em faixa e cruzamento, ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução e conectividade por Apple CarPlay com reconhecimento de voz (Siri), entre outros.
Logo acima, o Macan Turbo adiciona regulagens elétricas de 18 vias nos bancos dianteiros, Porsche Torque Vectoring Plus, freios com pinças vermelhas, Porsche Dynamic Light System Plus, pacote Sport Chrono e mostrador de bússola e cronômetro em Turbonite. O modelo top da linha também traz direção assistida plus, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de quatro zonas, iluminação ambiente, cortina elétrica nos vidros laterais traseiros e sistema de som Bose.
Mesmo com a chegada da versão elétrica, as variantes com modelos a combustão Macan, Macan T, Macan S e Macan GTS continuam sendo comercializadas normalmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Primeiras impressões: Porsche Macan EV é a real virada elétrica da marca