Um SUV elétrico será o primeiro fruto da aliança Volkswagen-Xpeng, formada entre julho e agosto do ano passado para criar dois carros elétricos para a China. Quem anunciou a novidade foram os próprios fabricantes, que também divulgaram outras informações interessantes.
Após as primeiras prévias, os fabricantes acrescentam que os modelos se enquadrarão na chamada classe B (um segmento do mercado chinês superior ao europeu B) e que serão lançados até 2026 sob a marca VW.
No entanto, todos os outros detalhes estão ausentes, a começar pela faixa de preço, mas o comunicado conjunto especifica que as economias de escala serão exploradas para reduzir o tempo de projeto (em cerca de 30%) e os custos.
Ponto de partida
No entanto, o programa de desenvolvimento faz parte de um acordo mais amplo, que inclui a aquisição sinérgica de vários componentes e a colaboração em software e plataformas, com base na arquitetura Edward do Xpeng G9.
Ponte Europa-China
Mas isso não é tudo, porque a parceria inclui a aquisição pela Volkswagen de 4,99% da startup oriental: um movimento que custou 700 milhões de euros e permitiu que Wolfsburg colocasse as mãos nas tecnologias da empresa asiática, fundada em 2014 e à frente de muitos outros concorrentes.
Entre os carros-chefe da empresa a serem lembrados estão, acima de tudo, os sistemas V2X (Vehicle-to-everything, que pode ser traduzido como "do veículo para qualquer coisa") e XNGP, correspondentes ao FSD (Full Self-Driving) da Tesla. Tudo isso, como o primeiro exemplo de uma ponte entre a Europa e a China no segmento automotivo.
Fonte: Reuters