A BYD anunciou em um evento oficial com o governo da Bahia o início das obras de sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. Ocupando o terreno que antes era utilizado pela Ford, o local dará origem a um complexo industrial para a produção de veículos e montagem de baterias construído do zero.
Com a pedra fundamental anunciada no ano passado, a fábrica da BYD promete inaugurar uma nova fase na indústria automotiva. Trata-se da primeira linha de produção de carros elétricos (BEV) confirmada em território nacional ao mesmo tempo que em representa o retorno dos investimentos automotivos para o estado da Bahia.
O início da construção também representa a instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento já anunciado de R$ 3 bilhões. A BYD pagou ao Governo da Bahia o valor de R$ 287.816.458,00 pela compra do complexo que possui 4,6 milhões de m2 de área total e tem expectativa para o início de produção entre o final deste ano e o início de 2025, com capacidade instalada de 150.000 veículos elétricos e híbridos plug-in em sua fase inicial.
Nesta primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m2. As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.
Conforme já foi anunciado, os modelos a serem produzidos na fábrica de Camaçari (BA) são o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus. No entanto, a lista de modelos nacionais da BYD foi ampliada e o novíssimo Dolphin Mini também será feito na fábrica baiana.
Em seu primeiro ano cheio de vendas no Brasil, 2023 representou um marco para a BYD com o emplacamento de mais de 18.000 veículos elétricos e híbridos no país, com destaque para os modelos Dolphin e Song Plus, sucessos de vendas em seus respectivos segmentos.
“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a fornecedores locais”, ressalta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
Há poucos dias, durante o lançamento do Dolphin Mini, a BYD anunciou uma meta ambiciosa de expansão com a previsão de vender mais de 100.000 veículos no Brasil em 2024. Nesse cenário, a produção nacional pode pavimentar um caminho de resultados ainda melhores nos anos seguintes.
Vale lembrar que a fábrica de Camaçari (BA) está sendo construída com a missão de atender ao mercado brasileiro e se tornar um hub de mobilidade elétrica para os países da América Latina. Começando com a produção de veículos, o objetivo é montar ônibus, caminhões e baterias mais adiante.
Com Leo Fortunatti, de Camaçari (BA)
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