BYD: veja detalhes dos modelos que serão fabricados no Brasil
Montadora tem como meta atingir 70% de nacionalização em 5 anos, incluindo as baterias
Junto com o anúncio oficial do início das obras da primeira fábrica de carros elétricos e híbridos da BYD no Brasil, a montadora também divulgou mais alguns dados sobre sua estratégia de produção nacional e metas para a nacionalização.
O complexo de Camaçari (BA) representa a maior instalação da BYD fora da China e tem investimento anunciado de R$ 3 bilhões. A ser construída no terreno que já pertenceu à Ford, a unidade ocupará uma área de 4,6 milhões de m2 e tem como meta produzir 150.000 veículos elétricos e híbridos plug-in no 1º ano de operação.
Nesta primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m2. As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos - o início das operações está previsto para o final de 2024.
Nacionalização
Durante o evento que marcou o início das obras, a BYD anunciou que haverá investimentos para ampliar a nacionalização dos veículos, incluindo a bateria. A montadora chinesa falou em 70% de nacionalização para os modelos produzidos na Bahia dentro de 5 anos, o que é uma meta ambiciosa.
O que será produzido?
Conforme anunciado há algum tempo, os modelos a serem produzidos na fábrica de Camaçari (BA) são o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus. Mas na semana passada a lista de modelos nacionais foi ampliada e o Dolphin Mini também será feito em Camaçari.
Dolphin
Lançado em junho de 2023, o BYD Dolphin rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido do país. Disponível com duas versões de trem de força e bateria (95 cv e 44,8 kWh ou 204 cv e 60 kWh), o modelo urbano caiu no gosto do brasileiro e provocou uma ruptura no mercado de veículos elétricos com a reorganização de preços dos concorrentes e antecipação de lançamentos.
Dolphin Mini
Lançado na semana passada, o Dolphin Mini despontou nos últimos meses como o elétrico mais vendido da linha na China e gerou ampla expectativa por conta do preço esperado abaixo de R$ 100 mil. No entanto, o subcompacto foi lançado apenas na versão mais equipada (com 75 cv e bateria de 38,8 kWh e por R$ 115 mil com bônus de R$ 10 mil no lançamento), o que frustrou parte dos interessados. Mesmo assim, a BYD anunciou que o modelo já superou as 7.000 encomendas, um recorde para a marca e que supera de longe os números do Dolphin quando estreou no ano passado.
Yuan Plus
Lançado há pouco mais de um ano, o BYD Yuan Plus chegou ao mercado com uma estratégia de preço igual ao cobrado pelo híbrido Song Plus. Equipado com um trem de força de 204 cv, bateria de 60 kWh e pacote completo de equipamentos com assistência à condução, o SUV fechou o ano passado como o quarto elétrico mais vendido.
Song Plus
Com vendas em crescimento, o Song Plus encerrou fevereiro como o veículo mais vendido da BYD no Brasil com quase 2.000 emplacamentos. Equipado com um trem de força híbrido plug-in com 235 cv de potência combinada, o SUV deve receber atualizações na unidade de potência e bateria, inclusive com um planejado powertrain híbrido plug-in flex mais adiante.
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