Com um novo recorde em fevereiro, as vendas de carros elétricos no Brasil mostram a consolidação dos modelos BEV entre os eletrificados. A BYD, com os modelos Dolphin, Seal e Yuan Plus segue totalmente isolada na liderança do segmento entre as montadoras.
Pelo terceiro mês seguido os carros elétricos (BEV) foram os preferidos dentro do segmento de eletrificados, desbancando os híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Em fevereiro foram 3.639 emplacamentos, o que representa 34,8% do segmento e um aumento massivo de 470% sobre as vendas de fevereiro de 2023.
Mais uma vez sem surpresas, o BYD Dolphin (1.807) disparou como o carro elétrico mais vendido do Brasil em fevereiro. Mais abaixo, o GWM Ora 03 (588) manteve sua segunda posição, seguido pelo BYD Seal (455) que manteve o ritmo e não deixou o pódio desde o final do ano passado.
BYD Seal segue firme e mantém sua posição no pódio
Impulsionado pela força da marca chinesa, o BYD Yuan Plus (226) ocupou o quarto lugar, ficando acima do JAC e-JS1 (140), onde o subcompacto atinge seu melhor resultado em mais de um ano. Longe do pódio, seu lugar de tempos passados, o Volvo XC40 (81) ficou em sexto lugar e não conseguiu recuperar terreno, mesmo após as atualizações recentes da linha.
Volvo C40 Plus perde força mesmo com a atualização recente da linha
Na sétima colocação, o Peugeot e-2008 (62) já teve dias melhores e apresentou queda em relação ao mês anterior, seu auge após o resultado bem sucedido da promoção que reduziu o preço do SUV compacto em praticamente R$ 100 mil no final do ano passado.
JAC e-JS1 teve o melhor resultado mensal de vendas desde o seu lançamento
Modelo de entrada na linha de elétricos da marca, o BMW iX1 (45) garantiu o oitavo lugar da lista, ainda à frente de um enfraquecido Volvo C40 (32). Em décimo no ranking, o Renault Kwid E-Tech (31) estava fora do top 10 há vários meses e voltou a aparecer na lista dos preferidos desde o começo do ano.
Modelo | Emplacamentos | |
1 | BYD Dolphin | 1.807 |
2 | GWM Ora 03 | 588 |
3 | BYD Seal | 455 |
4 | BYD Yuan Plus | 226 |
5 | JAC E-JS1 | 140 |
6 | Volvo XC40 | 81 |
7 | Peugeot e-2008 | 62 |
8 | BMW iX1 | 45 |
9 | Volvo C40 | 32 |
10 | Renault Kwid E-Tech | 31 |
Fonte: ABVE/Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv