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Nova célula de bateria da Rivian pode ser ainda melhor do que a da Tesla

Novo Rivian R2 tem células cilíndricas que são ainda maiores do que as avançadas 4680 usadas pela Tesla

Rivian 4695 Battery Cell

A Rivian surpreendeu, não apenas revelando o aguardado SUV elétrico R2 a um preço inicial de apenas US$ 45.000, mas também nos mostrando outro carro, o R3, bem como uma nova célula de bateria. A célula é chamada de 4695 devido ao seu diâmetro de 46 mm e altura de 95 mm. Suas especificações ainda não foram detalhadas, mas ela é consideravelmente maior do que as células 4680 da Tesla, o que pode significar muito.

À medida que as células da bateria ficam maiores, sua voltagem não muda, a menos que a química mude, e é mais provável que a Rivian esteja usando a química convencional de íons de lítio. O que aumenta é a classificação da célula em ampères-hora, o que significa que a 4695 contém mais energia do que a 4680. E tem mais. 

Rivian R2

Normalmente, células maiores podem carregar e descarregar a taxas mais altas. Em resumo, isso significa que o R2 provavelmente conseguirá carregar mais rapidamente e oferecer mais potência de pico do que se obtivesse sua energia de um pacote um pouco mais fino feito de 4680s. A frenagem regenerativa do carro também pode ser mais forte, o que pode proporcionar ganhos de eficiência.

A Rivian não é a primeira a entrar no jogo do 4695. A BMW revelou recentemente amostras de uma célula 4695 que planeja usar em sua Neue Klasse de veículos elétricos a partir de 2025. De fato, vários fabricantes de baterias estão produzindo células nesse formato de 46 mm, incluindo Samsung SDI, Panasonic e LG.

Não sabemos as especificações exatas dessas novas células 4695, mas podemos fazer uma pequena estimativa sobre as especificações do pacote com base nas imagens que a Rivian nos mostrou durante a revelação.

Rivian 4695 Battery Cell

Ao ampliar o pacote, ele parece consistir em três módulos grandes separados por trilhos de estrutura interna pesados. Cada módulo tem 34 células de largura por 8 de profundidade, totalizando um conteúdo de 272 células. Se estivermos falando de íons de lítio e presumirmos que as células estão todas conectadas em série, teremos uma tensão de módulo de 979,2 V (nominal). Essa é uma arquitetura de 1.000 V, e não de 800 V como as especulações poderiam indicar. 

Com três desses módulos conectados em paralelo, a tensão permanecerá a mesma, mas a corrente disponível aumentará consideravelmente. Não sabemos quais são as classificações individuais das células, mas outros 4695s são capazes de descarregar pulsos a até 10C, ou dez vezes sua capacidade nominal em ampères-hora. Isso pode significar uma potência disponível de até 900 kW, ou cerca de 1.200 cavalos de potência. No entanto, é provável que as 4695s da Rivian estejam mais voltados para a capacidade, de modo que taxas de descarga tão altas são improváveis.

Galeria: Rivian R2

Quando a montadora de veículos elétricos revelar a capacidade total do pacote, esse tipo de informação poderá ser extrapolado. Por enquanto, basta saber que essas novas células de bateria provavelmente permitirão um desempenho equivalente, se não superior, ao que a Tesla é capaz de fazer em carros como o Model Y. A eficiência com que o restante do trem de força usa essa energia será importante em termos de desempenho no mundo real, mas os quilowatts-hora estão à disposição.

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