A Rivian, fabricante norte-americana que vende a picape elétrica R1T, o SUV R1S e a van de entrega ECV, é a marca de automóveis mais amada dos Estados Unidos, de acordo com a Consumer Reports, que perguntou a seus membros se comprariam o mesmo veículo novamente.

A empresa superou nomes como Mini, BMW, Porsche e Tesla aos olhos dos proprietários, que avaliaram quais as mais satisfatórias em áreas como conforto, prazer ao dirigir, espaço interno, usabilidade e custo. No caso da Rivian, 86% dos proprietários disseram que comprariam o mesmo veículo novamente, seguidos pelos proprietários de Mini, com 77%, e de BMW, com 76%. A Porsche, que historicamente tem uma marca forte, divide os holofotes com sua rival alemã, a BMW.

Galeria: Rivian R1T 2022

A Tesla, que é indiscutivelmente o maior nome do setor de carros elétricos, está atrás da Porsche, com 74% dos proprietários dizendo que comprariam o mesmo veículo elétrico novamente, seguida de perto pela Genesis e Lexus, ambas com 74%. A Ford está em 15º lugar na lista da CR, com 67% dos membros dizendo que comprariam o mesmo carro novamente. A Infiniti está em último lugar, com 43%.

Mas o que essa classificação significa exatamente? Não tem nada a ver com confiabilidade, com certeza - a Rivian foi classificada como a 28ª fabricante de automóveis mais confiável dos Estados Unidos pela Consumer Reports, abaixo da média do setor. Em vez disso, a porcentagem reflete o grau de satisfação dos clientes com a compra em relação às suas expectativas. 

Rivian R1T 2022

A CR diz que os carros mais satisfatórios não são necessariamente os melhores do mercado, e vice-versa, e nós concordamos. Uma pessoa pode adorar um Land Rover e comprar outro com prazer, embora a Internet esteja repleta de listas que mostram que a empresa britânica fabrica alguns dos carros menos confiáveis do mundo. No entanto, quando se trata da satisfação do proprietário, o Rivian está no topo das tabelas da Consumer Reports, conquistando um lugar na lista dos "mais satisfatórios" em termos de conforto, direção, armazenamento da cabine e usabilidade.

Não é de surpreender, portanto, que o R1T - o primeiro veículo de passageiros da Rivian - também seja o VE mais satisfatório de se ter no livro da CR. O SUV R1S, bem como o Hyundai Ioniq 6, foram classificados pelos membros da CR como alguns dos 10 carros mais satisfatórios de se ter, juntamente com nomes como o Chevrolet Corvette e o Mazda MX-5 Miata.