A Volkswagen anunciou recentemente a decisão de cancelar os planos de produzir seu hatchback elétrico ID.3 em sua principal fábrica em Wolfsburg, na Alemanha. O I.D3 continuará sendo fabricado na planta exclusiva para veículos elétricos em Zwickau, no leste da Alemanha.
Segundo o Automotive News, a mudança foi confirmada pela VW à agência de notícias DPA (Deutsche Presse-Agentur). O diretor de produção da VW, Christian Vollmer, explicou: "Cada euro que não precisamos gastar é importante. Por esse motivo, decidimos continuar concentrando o volume do ID3 em Zwickau e utilizar efetivamente o local, que já está totalmente equipado".
Galeria: VW ID.3 - produção em Zwickau
Essa alteração faz parte dos esforços da marca Volkswagen para economizar 10 bilhões de euros até 2026, visando alcançar uma margem de lucro de 6,5%, em comparação com os 3,6% registrados em 2022.
Anteriormente, a Volkswagen havia anunciado que também produziria o ID3 em Wolfsburg, além de Zwickau, para aumentar a capacidade de produção da fábrica. A produção em pequena escala em Wolfsburg estava programada para começar no final de 2023. No entanto, essa decisão não afetará a produção do I.D3 na fábrica de Dresden, onde o veículo também é fabricado em pequenos volumes.
Enquanto isso, em Wolfsburg, a Volkswagen continuará focando na produção de veículos com motores a combustão e híbridos plug-in, como Golf e Tiguan, por enquanto. Vollmer afirmou: "Esses são todos modelos fortes que manterão a fábrica bem utilizada. Estou confiante de que iremos superar os 500.000 veículos produzidos na planta principal este ano, pela primeira vez em muito tempo".
Além disso, a Volkswagen seguirá com os planos de converter algumas linhas de produção em Wolfsburg para fabricar veículos elétricos. Está previsto o início da produção de um SUV totalmente elétrico, provavelmente um Tiguan elétrico, na fábrica em 2026, seguido por um novo Golf elétrico posteriormente.
Por fim, a Volkswagen confirmou que seu futuro carro elétrico Trinity, baseado na nova plataforma liderada por software SSP, será produzido em Zwickau, em vez de uma nova fábrica de 2 bilhões de euros em Wolfsburg. Os carros na arquitetura SSP estão programados para serem lançados no final da década.
Fonte: Automotive News