A BYD está realizando uma verdadeira ofensiva contra os modelos a combustão ao reduzir de forma agressiva os preços de seus modelos híbridos e elétricos nos principais mercados. No entanto, isso é só o começo de um plano mais ambicioso para acelerar o ganho de participação dos eletrificados plug-in no mercado.    

Segundo apurado pela imprensa chinesa, em uma reunião recente executivos de alto escalão da BYD declararam que a empresa mobilizará todos os seus pontos fortes em tecnologia e cadeias industriais para travar uma "batalha de libertação" ao longo dos próximos 3 anos.

BYD - pedra fundamental fabrica bahia (2)

Na prática, foi relatado que a BYD irá dar seu grande próximo passo com a atualização de suas plataformas. No caso, o sistema híbrido DM-i (Dual Model) e também a arquitetura elétrica e-Platform

Montadora exclusiva de carros elétricos e híbridos plug-in, a BYD vendeu ao todo mais de 3 milhões de veículos em 2023, se tornando a maior fabricante de eletrificados do mundo. Além disso, superou pela primeira a vez a Tesla nas vendas de carros elétricos a bateria (BEV) no quarto trimestre do ano passado. 

BYD Song Plus DM-i 2023

2.000 km de alcance

Voltando um pouco no tempo, a BYD lançou seu sistema híbrido DM em 2008, que chegou à quarta geração em 2021, se dividindo entre a tecnologia DM-p mais orientada para o desempenho e DM-i mais orientada para o consumo de energia.

Agora, a gigante chinesa se prepara para lançar a 5ª geração do sistema DM-i, que, segundo o que foi relatado, entregará números impressionantes de eficiência e consumo, com médias estimadas de apenas 2,9 l / 100 km  (34,4 km/l) e alcance combinado de até 2.000 km com tanque cheio e bateria com carga total.

BYD Destroyer 05 (7)

Elétricos ainda mais baratos

Falando dos carros elétricos (BEV), o reportagem cita que a elogiada arquitetura e-Platform 3.0, que serve de base para modelos mais recentes como Dolphin, Dolphin Mini, Seal e Yuan Plus, por exemplo, será atualizada para a versão 4.0 ainda em 2024. 

Entre as pontos positivos da plataforma está o uso de baterias de lâmina com alto nível de segurança e um trem de força elétrico '8 em 1", que integra motor, inversor, transmissão e demais componentes em um único conjunto, reduzindo peso, volume e custos de produção. 

Galeria: BYD Blade Battery

No entanto, segundo relatado pela matéria a próxima e-Platform 4.0 ainda teria como melhorar a integração de componentes. Com mais peças sendo integradas e menos chicotes elétricos, haverá espaço para novas reduções de custos, impactando em novas reduções no preço final dos carros elétricos da marca. 

BYD Dolphin Mini - lançamento

Batalha contra modelos a combustão

Todo esse esforço tem como objetivo dar um passo adiante além da concorrência com as montadoras de carros elétricos e começar a brigar diretamente com os carros a combustão. O maior objetivo da BYD em sua "batalha de libertação" é capturar mais participação no mercado de carros a gasolina e levar três anos para levar a penetração do NEV (New Energy Vehicles) a um nível totalmente novo, aponta a reportagem.

Fonte: CNEVPost