Volvo faz parceria para reduzir em 30% o tempo de recarga dos seus elétricos
Carregamento rápido abre espaço para baterias menores, o que reduz peso, custo e melhora a eficiência
A Volvo anuncia uma nova parceria, desta vez para o desenvolvimento de um sistema mais rápido de carregamento para carros elétricos. Mas o objetivo aqui não é apenas tornar as recargas mais rápidas e sim abrir caminho para melhorar a eficiência dos veículos.
E para executar a missão a montadora sueca trabalhará com a Breathe, startup de software com sede em Londres. O projeto envolve desenvolvimentos na plataforma de gerenciamento de baterias desenvolvida internamente pela Volvo Cars e o desempenho de sua tecnologia de carregamento de veículos elétricos.
Galeria: Volvo inaugura maior hub de recarga da América Latina
Segundo relatado, o software do Breathe reduzirá o tempo de carregamento da faixa de 10-80% em até 30%, mantendo a mesma densidade de energia e alcance. A Volvo também afirma que as melhorias no tempo de carregamento durarão por todo o ciclo de vida da bateria, sem afetar sua saúde, o que é elogiável.
Essa parceria entre as duas empresas resulta de um acordo de fornecimento para o seu principal produto, o Breathe Charge, e representa o mais recente investimento do braço de capital de risco da Volvo Cars, o Volvo Cars Tech Fund.
Ann-Sofie Ekberg, CEO do Volvo Cars Tech Fund, disse: "Tempos de carregamento mais rápidos, na faixa em que os clientes normalmente carregam rápido, representam um grande passo na direção certa à medida que continuamos a impulsionar a mobilidade elétrica e disponibilizá-la para mais pessoas".
Em linhas gerais, o software da Breathe usa carregamento adaptativo para controlar dinamicamente a bateria em tempo real, resultando em tempos de carregamento mais curtos, levando em conta a saúde da bateria para evitar degradação acelerada.
Ainda não há um prazo oficial para a implantação da tecnologia nos carros elétricos da Volvo, mas a montadora adianta que a adaptação será fácil, pois o software da Breathe é totalmente compatível com o hardware usado nos BEVs de nova geração da Volvo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil