Os carros chineses na Europa ainda estão no meio do caminho entre a promessa e a realidade, anunciados como o divisor de águas no mercado europeu, mas ainda retidos por uma difusão desigual que afeta apenas alguns países espalhados pelo Velho Continente.
No entanto, 2024 parece ser o ano certo para uma "invasão" mais maciça de carros chineses, em particular os novos SUVs que já estão sendo apresentados com desempenho e equipamentos projetados para desafiar os modelos à venda no Velho Continente.
Com base nisso, o Motor1 criou uma lista com os SUVs chineses mais interessantes para 2024. É uma seleção das dezenas de novos veículos já à venda ou esperados na Europa, mas representativa de um fenômeno de mercado que promete se expandir.
Na China, o BYD Seal U não é um acréscimo muito recente, tendo sido vendido desde 2020 como Song Plus, mas a reestilização de 2023 o trouxe para a Europa na forma de um SUV bastante moderno com mais de 4,70 metros de comprimento e com propulsão híbrida plug-in e elétrica.
BYD Seal U
O BYD Seal U DM-i é a versão híbrida plug-in que chegará a vários mercados europeus nesta primavera, com cinco assentos, motor 1.5 a gasolina, propulsão elétrica de 197 cv e preços ainda não anunciados. O BYD Seal U elétrico ainda tem tração dianteira, mas tem 218 cv combinados, uma bateria de 71,8 kWh e autonomia de 420 km (ciclo WLTP), com um preço-alvo europeu de cerca de 42.000 euros (R$ 228.700).
Com o GWM WEY 05, a GWM está relançando sua linha, mudando o nome do WEY Coffee 01. O conteúdo permanece inalterado, no entanto, com um comprimento de 4,87 metros e um sistema híbrido plug-in que promete 146 km de autonomia elétrica, quase um recorde para a Europa.
O WEY 05 chegará em breve aos mercados europeus, com um motor 2.0 a gasolina + elétrico com um total de 476 cv e uma bateria de 39,67 kWh. O preço, ainda não oficial, deve começar em menos de 56.000 euros (R$ 305.000).
Também muito promissor é o NIO EL6 (ES6 na China), um novo SUV elétrico de 4,86 metros de comprimento que tem a capacidade de substituir automaticamente uma bateria descarregada por uma carregada em quatro minutos em uma das 27 estações de troca da NIO na Europa.
Esse SUV grande e de emissão zero tem dois motores elétricos, 489 cv e tração nas quatro rodas, com uma bateria de 75 ou 100 kWh que proporciona uma autonomia de até 529 km. Na Alemanha, o NIO EL6 é vendido a um preço base de 53.500 euros (R$ 291.000) sem bateria. Esta última pode ser adquirida por 12.000 euros (R$ 65.000) ou alugada, uma opção que permite o acesso ao 'Power Swap'.
O lançamento comercial do Omoda 5, o SUV gasolina/elétrico que inaugura a gama da nova marca Chery, começa na Espanha. Com 4,40 metros de comprimento e caracterizado por sua forma de SUV coupé, o veículo tem um interior tecnológico e minimalista.
Omoda 5
A versão a gasolina é alimentada por um motor 1.6 turbo de 197 cv (185 hp na Espanha) combinado com tração dianteira e uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 velocidades. Na Espanha, tem um preço base de 27.900 euros (R$ 152.000). A versão elétrica do Omoda E5 com 204 cv, uma bateria de 61 kWh e uma autonomia de 430 km (ciclo WLTP) também é esperada para o verão de 2024, com um preço na Espanha a partir de 35.660 euros (R$ 193.700).
O novo smart #3 não é 100% chinês, dada a joint venture 50/50 entre a Mercedes-Benz e a Geely por trás da marca, mas a produção na fábrica chinesa em Xi'an o coloca nesta lista por direito.
smart #3
O formato arredondado e moderno de SUV cupê esconde a presença da plataforma elétrica SEA sob a carroceria de 4,40 metros de comprimento, que usa um ou dois motores com 272 ou 428 cv. A bateria de 49 ou 66 kWh garante uma autonomia de até 455 km. O preço na Itália começa em 38.548 euros (R$ 210.000), enquanto na França custa pelo menos 37.315 euros, na Espanha 39.400 euros e na Alemanha 38.490 euros.
Uma marca italiana acaba de começar a comercializar um SUV híbrido plug-in chinês de 7 lugares. Trata-se do Sportequipe 8, um veículo de 4,70 metros de comprimento criado na Itália com base no chinês Chery Tiggo 8 Plus.
Sportequipe 8
Ele tem tração dianteira e o trem de força híbrido plug-in consiste em um motor 1.5 a gasolina combinado com duas unidades elétricas com um total de 317 cv. A bateria de 19,3 kWh proporciona uma autonomia de 80 km sem emissões e o preço base na Itália é de 49.500 euros (R$ 270.000). No decorrer de 2024, o Sportequipe 8 Plug-in Hybrid também será oferecido com um sistema de GLP, um caso único na Europa: um carro trifuel com GLP, gasolina e eletricidade.
O Xpeng G9 não é novo, pois já está à venda nos mercados escandinavos desde 2023, mas até o final deste ano o SUV elétrico também deverá estar disponível em outros países europeus mais ao sul.
É o maior SUV desta lista, medindo 4,89 metros de comprimento, com um interior de alta tecnologia e suspensão a ar. Equipado com um ou dois motores elétricos com potências que variam de 313 a 551 cv (FWD ou AWD), o Xpeng G9 tem baterias líquidas de 75,8 e 93,1 kWh, com alcance de 460 a 750 km de acordo com o ciclo WLTP. Na Holanda, o preço base é de 57.990 euros (R$ 57.900), enquanto na Noruega ele custa o equivalente a 62.400 euros, como preço inicial.
A Zeekr também tem grandes planos de expansão na Europa e já é possível encomendar o novo Zeekr X na Alemanha, Holanda e Suécia. O X é um dos SUVs mais compactos desta lista, com comprimento de 4,43 metros e tração elétrica, traseira ou integral.
Zeekr X
Disponível com um ou dois motores elétricos com um total de 272 ou 428 cv (como seu "primo", o smart #3 com arquitetura SEA), ele tem uma autonomia de 425 a 455 km graças à sua bateria de 69 kWh. Na Alemanha, a lista de preços começa em 44.990 euros para o Long Range RWD.
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