A Fisker está se preparando para um possível pedido de falência, de acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal. A notícia foi dada depois que a Fisker informou aos investidores sobre sua "dúvida substancial" de que poderia cumprir todas as suas obrigações financeiras sem uma injeção de dinheiro.
A problemática startup de veículos elétricos fundada por Henrik Fisker contratou consultores de falência para ajudá-la em um possível pedido de falência, de acordo com o WSJ. A empresa produziu - ou melhor, seu fornecedor Magna produziu - cerca de 10.000 unidades do SUV elétricos Ocean e cerca de metade deles foram vendidos. O produto foi lançado em um momento de redução da demanda por elétricos no mercado norte-americano e enfrentou reclamações sobre a qualidade e atendimento, uma investigação regulatória sobre problemas de frenagem e uma avaliação muito negativa de um dos maiores avaliadores de tecnologia do mundo.
A empresa teve de reduzir a produção em dezembro devido à fraca demanda e a um modelo de vendas que não estava funcionando. O WSJ informa que a Fisker quer mudar o modelo de vendas diretas para um modelo de concessionárias, mas não está claro se ela conseguirá sobreviver o tempo suficiente para isso.
A empresa declarou uma dívida de US$ 1 bilhão (R$ 4,97 bilhões) em seu último relatório, o que significa que serão necessárias muitas vendas do Ocean para sair desse buraco. A empresa também afirmou que não conseguirá desenvolver novos produtos sem a ajuda de uma grande fabricante. Os rumores sugerem que a Nissan poderia estar interessada, mas não temos certeza do que a empresa ganharia em um acordo com a Fisker. Sua parceira Magna, a empresa de produção por contrato que constrói o Ocean juntamente com outros produtos para marcas mais antigas, como a Mercedes-Benz, lista os negócios com a Fisker como um de seus riscos financeiros.
O preço das ações da empresa caiu mais de 97% desde sua oferta pública inicial, como aponta o WSJ. Ela não tem nenhum produto novo próximo da produção e, mesmo ignorando os problemas, a maioria dos críticos não achou o Ocean particularmente atraente. E como sua fabricação é terceirizada para a Magna, na Áustria, ela não tem uma unidade de produção nos EUA para servir como um ativo importante ou para produzir carros que se qualifiquem para o crédito fiscal federal. A empresa está em águas tempestuosas e, se esta reportagem do WSJ estiver correta, parece estar preparando os botes salva-vidas.
Contatado por e-mail pelo InsideEVs, um porta-voz da Fisker se recusou a comentar.
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