page ad skin

Trump promete 100% de imposto para carros chineses feitos no México

Caso eleito, republicano se esforçará para barrar as montadoras chinesas com projetos no México de olho nos EUA

byd yuan plus fabrica

O ex-presidente Donald Trump anunciou durante um discurso de campanha em Dayton, Ohio, que pretende aplicar uma tarifa de 100% sobre carros produzidos no México por empresas chinesas para venda no mercado dos EUA, dobrando efetivamente as tarifas anteriores que buscava aplicar.

Trump argumentou que, ao longo de 30 anos, o México abocanhou 34% da produção de automóveis nos EUA, enquanto empresas chinesas construem grandes fábricas no México para exportar veículos para os EUA sem tarifas na fronteira.

Polestar 2

Atualmente, carros importados da China estão sujeitos a uma tarifa de 25%, enquanto aqueles do México, feitos com peças chinesas, têm apenas 2,5% de imposto. Trump afirmou que isso não será mais permitido, e que carros chineses fabricados no México estarão sujeitos a uma tarifa de 100%.

Essa proposta não é totalmente nova e surge após múltiplas divisões do Senado. Tanto democratas quanto republicanos pressionam por tarifas mais altas sobre veículos chineses, enquanto a administração Biden estuda essa possibilidade.

As montadoras americanas, como GM e Ford, já estão olhando para o México para montagem de veículos elétricos, enquanto a BMW anunciou planos de construir seus próximos EVs de nova geração lá.

byd-han (1)

O anúncio de Trump não fez distinção se os veículos em questão eram elétricos ou não, embora ele tenha criticado anteriormente a iniciativa de Biden em direção aos veículos elétricos. Trump alegou que os veículos elétricos custam muito caro e são fabricados na China.

A montadora chinesa BYD ainda não confirmou uma planta no México, mas está procurando locais. Vale lembrar que a BYD já oferece quatro modelos no México, com preços a partir de US$ 21.000.

Essa medida proposta por Trump tem o potencial de redefinir significativamente o mercado de automóveis no México e nos EUA, à medida que as negociações comerciais e as políticas tarifárias continuam a evoluir.

Fonte: GreenCarReports

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários