A Audi está acelerando o desenvolvimento de um novo carro elétrico de entrada que servirá como equivalente elétrico ao A3 e Q3, com o diretor Gernot Döllner afirmando que será um "conceito maravilhoso, único e independente".

O carro elétrico que ficará abaixo do atual Audi Q4 e-tron está previsto para chegar ao mercado em 2027. Ele ele será o fruto de desenvolvimento acelerado de cerca de três anos, enquanto a empresa alemã amplia esforços para competir contra rivais chineses que rapidamente ganham espaço na Europa. 

Galeria: Audi AI:ME

No entanto, o executivo não revelou detalhes do novo carro elétrico, além de ser um "modelo elétrico adicional abaixo do Q4 E-tron", mas disse que "será um maravilhoso, único e independente conceito de veículo, produzido em Ingolstadt, e será algo que todos podemos esperar com ansiedade".

E considerando a preferência cada vez maior por SUVs, há boas possibilidades de que o seu carro elétrico de entrada poderia assumir a forma de um crossover em vez de um hatchback convencional, uma espécie de equivalente elétrico do Q3.

2019 Audi AI:ME concept

Döllner não descartou que o futuro Audi de entrada seja baseado na plataforma MEB, mas insistiu que "a decisão final sobre qual plataforma usaremos ainda não foi tomada".

Enquanto os termos carro de entrada e modelo de acesso podem levar a conclusões precipitadas, o alto executivo da Audi deixa claro que o novo veículo elétrico não será um sucessor do extinto A1, mas algo que poderemos classificar como um equivalente para o A3 ou Q3. 

O nome ainda não está definido, mas a Audi recentemente mudou sua estratégia de numeração de modelos para que números pares sejam usados para carros elétricos e números ímpares sejam usados para carros a combustão. Isso sugere que o futuro veículo elétrico de entrada provavelmente será chamado de A2 E-tron ou Q2 E-tron, mesmo que não tenha relação com os modelos anteriores com esses nomes.

Apesar das recentes notícias negativas sobre a adoção de carros elétricos na Europa, a Audi reforçou seu foco em modelos elétricos e veículos definidos por software. No longo prazo, a marca alemã transformará seu portfólio e migrará completamente para veículos elétricos.

"Nossos clientes experimentarão as últimas grandes estreias mundiais de novas linhas de modelos com sistemas de acionamento convencionais no decorrer de 2026.”

Fonte: AutoCar