O futuro dos SUVs elétricos da BMW está aqui. Ele é chamado de BMW Vision Neue Klasse X e está repleto dos mais recentes avanços da empresa alemã em tecnologia de veículos elétricos, incluindo células de bateria que são mais densas em energia do que o design anterior em estilo de bolsa, motores elétricos mais eficientes e uma arquitetura de 800 volts.
Uma variante SUV na nova plataforma mostrada pela primeira vez com o sedã Vision Neue Klasse no ano passado, esse novo veículo de passageiros também leva a tecnologia elétrica da BMW a um outro nível. Todos esses elementos serão incorporados ao primeiro EV de produção em série baseado nesse design, que chegará às linhas de montagem da nova fábrica da BMW na Hungria no próximo ano, de acordo com a montadora.
Com tudo isso dito, é bastante óbvio que esse é apenas um carro-conceito, embora a BMW não o chame explicitamente de carro-conceito no comunicado de imprensa oficial. Mais do mesmo aconteceu com o sedã Neue Klasse do ano passado, que deverá se transformar em um EV de estrada com mudanças mínimas de design em 2026.
E, embora o sedã tenha um visual bastante esculpido que parece ter sido influenciado pelo modelo 2002 do início da década de 1970, o Neue Klasse X é, bem, praticamente a mesma coisa, mas sobre grandes rodas e com uma grade diferente.
Teto mais alto, linha de cintura mais alta, rodas maiores e mais distância do solo. Digamos que não estamos muito convencidos com sua aparência. Mas deixe-nos saber o que você pensa sobre o design do conceito de SUV elétrico nos comentários ao final do texto.
Na dianteira, há um par de faróis de LED que incorporam luzes de LED alinhadas verticalmente. Entre eles, há uma grade renal BMW reimaginada que também apresenta contornos alinhados verticalmente e retroiluminados.
Na traseira do SUV elétrico, ou SAV (Sports Activity Vehicle), como os alemães o chamam, há um par de lanternas de LED com elementos impressos em 3D que podem ser controlados individualmente pelo cérebro eletrônico do carro. Por falar nisso, a montadora diz que nada menos que quatro supercérebros irão alimentar todas as funções do carro - dois deles serão responsáveis pela experiência de dirigir, gerenciando o trem de força, a direção e a suspensão, enquanto os outros dois irão lidar com os sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) e tudo o mais.
Na verdade, a BMW afirma que um desses supercérebros "possibilitará o próximo salto quântico na direção automatizada", mas não sabemos exatamente o que isso significa.
Ao entrar, o Vision Neue Klasse X dá as boas-vindas ao motorista e aos passageiros com uma tela sensível ao toque montada no centro e um enorme head-up display que ocupa toda a largura do para-brisa, além de vários materiais ecológicos usados em toda a cabine.
A parte inferior dos forros das portas e o console central são feitos de material de origem vegetal, mineral e livre de petróleo, enquanto os plásticos marítimos, como redes de pesca descartadas, estão sendo usados pela primeira vez em peças moldadas por injeção. A parte externa também apresenta materiais reciclados, como as saias laterais e os acessórios do avental dianteiro e traseiro.
Além disso, a fábrica de Debrecen, na Hungria, que montará o Neue Klasse a partir do próximo ano, será a primeira unidade de produção do BMW Group no mundo a funcionar totalmente com energia livre de combustíveis fósseis, segundo a empresa.
Em termos de tecnologia, o conceito de SUV movido a bateria supostamente oferecerá 30% a mais de autonomia em comparação com a geração atual de BMWs elétricos, graças às células cilíndricas mencionadas anteriormente, que são 20% mais densas em termos de energia, às novas unidades de e-drive, que são mais eficientes, e a uma melhoria na aerodinâmica. Além disso, a arquitetura de 800 volts melhorará as velocidades de carregamento em até 30%, o que se traduz em recargas de 186 milhas (300 quilômetros) em apenas 10 minutos, de acordo com a BMW.
Considerando que os EVs atuais da BMW têm se saído muito bem nos departamentos de alcance e desempenho, estamos animados para ver o que essa tecnologia significativamente atualizada significará nas ruas.
Não sabemos qual é a potência ou o tamanho do Neue Klasse X porque a montadora alemã não mencionou esses detalhes, mas um relatório anterior da Automotive News sugere que a versão de produção em série terá aproximadamente o tamanho do atual crossover X3. De fato, muitos esperam que ele seja chamado de iX3, substituindo uma variante elétrica mais convencional do X3 que não está atualmente à venda na América do Norte.
Mas e aí, curtiu o estilo dos futuros elétricos BMW? Deixe sua opinião abaixo na seção de comentários.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028