A GM planeja operar quatro fábricas de baterias, sendo que uma delas, em Lordstown, Ohio, já está produzindo células. Com a capacidade de fabricar suas próprias baterias, há a possibilidade de configurações e formatos personalizados, algo que a empresa está considerando levar ao extremo.
Uma patente recente da GM mostra baterias que não têm o formato de retângulos ou cilindros, mas de blocos semelhantes a Tetris, destinados a acomodar canais de resfriamento mais eficientes.
No momento, o documento é apenas um pedido, mas foi publicado muito recentemente, no final de fevereiro, com uma data de arquivamento também recente. Tudo isso parece indicar que se trata de uma nova ideia da montadora, que talvez ela quisesse proteger rapidamente.
Ele começa dizendo como as células da bateria são resfriadas atualmente, pelo menos no caso da GM. Em carros como o Hummer EV, sabemos que isso é feito módulo a módulo com uma placa de resfriamento na parte inferior das células. Nessa patente, a GM alega que esse método pode levar a um resfriamento desigual, o que leva à degradação prematura da bateria. Como observação, outras empresas usam outros métodos de resfriamento para combater esse fenômeno.
A ideia da GM é fazer as células em um formato aproximado de "L" ou "C", de modo que duas células combinadas deixem um ou mais túneis entre as células, onde um canal de resfriamento pode ser adicionado. A GM tem até mesmo algumas formas diagonais incomuns.
Não tenho conhecimento de nenhuma outra célula de bateria, pelo menos no uso automotivo, que tenha esse formato. Pessoalmente, só vi prismas retangulares ou cilindros. É possível que haja desafios consideráveis de fabricação associados à produção dessas células estranhas, embora seja difícil dizer isso apenas com base nesse aplicativo.
Para esse fim, a empresa sugere outras configurações possíveis usando células prismáticas retangulares, mas obtendo um efeito semelhante. Duas das células em um grupo de quatro células proposto seriam mais curtas e mais gordas, enquanto o outro par seria mais longo e mais fino. Isso permitiria a criação de um canal de resfriamento retangular ou em forma de H. Células mais longas e mais finas como essas são menos comuns, mas há uma empresa com sede na China, a Topband, que fabrica células de lítio-ferro-fosfato longas e finas semelhantes.
De qualquer forma, a ideia da GM é incomum e pode ter algum mérito, mas não está claro se o desenvolvimento de um formato de célula totalmente novo em nome do resfriamento seria uma abordagem eficaz para melhorar os veículos elétricos. Se a empresa patenteou a ideia, é provável que valha a pena explorá-la, pelo menos conceitualmente. Vamos acompanhar.
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