A BYD, gigante global de energia limpa, o Ministério da Indústria (Mdic) e o de Ciência e Tecnologia (MCTI) firmaram um acordo para o desenvolvimento do Processo Produtivo Básico (PPB) de baterias para veículos pesados na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Assinado em 21 de março pelos ministros Geraldo Alckmin (Mdic) e Luciana Santos (MCTI), o acordo visa impulsionar a produção nacional de baterias para veículos pesados, fortalecer a cadeia de produção local e promover avanços tecnológicos nesse setor estratégico.

"A eletrificação da frota de ônibus é um processo irreversível. A BYD, empresa pioneira em tecnologia sustentável e que nasceu como uma fábrica de baterias, não poderia ficar de fora deste momento e o PPB vai ajudar na aceleração deste processo, além de trazer inovação e tecnologia para o país e quero agradecer ao Vice-Presidente e Ministro Geraldo Alckmin", afirma Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD. 

BYD manuaus (2)

A fábrica de Manaus, estabelecida em 2020, é considerada a primeira do Brasil com tecnologia industrial 4.0 para produção de baterias, tem capacidade para produzir até 18 mil módulos por ano.

O PPB consiste de etapas fabris mínimas necessárias que as empresas deverão cumprir para fabricar determinado produto como uma das contrapartidas aos benefícios fiscais estabelecidos por lei. 

BYD onibus eletrico articulado Curitiba (5)

A capacidade de produção atual é de 1 GWh de baterias por ano, compostas principalmente por Fosfato Ferro Lítio (LiFePO4). Os módulos são destinados à unidade industrial da BYD em Campinas (SP), onde são produzidos chassis de ônibus elétricos

Benefícios da parceria:

  • Impulsionamento da produção nacional de baterias para veículos pesados;
  • Fortalecimento da cadeia de produção local;
  • Geração de novos empregos qualificados;
  • Diversificação da economia da Zona Franca de Manaus;
  • Promoção da tecnologia industrial 4.0 no Brasil;
  • Redução da emissão de gases poluentes e combate às mudanças climáticas.

Outras informações:

  • A BYD possui mais de 240 mil funcionários e 30 fábricas ao redor do mundo
  • A empresa investe pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 50 mil engenheiros e pesquisadores
  • A fábrica de Manaus é a primeira de baterias da BYD na América Latina
  • A empresa também está investindo na produção de ônibus elétricos no Brasil

Conclusão:

O acordo entre o governo brasileiro e a BYD é um passo fundamental para o desenvolvimento da tecnologia de baterias e da produção de veículos elétricos no país. A iniciativa contribui para a diversificação da matriz energética, a geração de novos empregos, a competitividade da indústria brasileira e a construção de um futuro mais sustentável.