O mercado automotivo na Europa segue aquecido, com aumento de 10,1% nas vendas de veículos novos em fevereiro de 2024, comparado ao mesmo mês do ano passado. A França e a Itália lideraram o crescimento, com altas de 13% e 12,8%, respectivamente.
Apesar do aumento geral, quem brilhou mesmo foram os carros híbridos. Suas vendas saltaram 24,2% em todos os países da União Europeia, Reino Unido e países da EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio). O número de híbridos plug-in (que podem ser recarregados na tomada) também cresceu 12%.
Enquanto isso, os carros a gasolina, a categoria mais popular, continuam resistindo à transição energética. Suas vendas subiram 5,9% e eles ainda detêm a maior fatia de mercado, representando mais de 35% do total. A queda na participação dos carros a gasolina desde fevereiro de 2023 é bem discreta, saindo de 36,9% para 35,5%.
Já o diesel, embora ainda represente 12% do mercado, perdeu força com queda de 5,1% nas vendas. A queda foi especialmente acentuada em grandes mercados como França (-30,5%), Espanha (-17,4%) e Itália (-11,8%). A Alemanha, por outro lado, viu as vendas de modelos a diesel crescerem 9,7%.
Os carros elétricos a bateria tiveram aumento moderado de 10,3% nas vendas em fevereiro. Eles mantêm uma participação de mercado de 13,2%, mas o panorama parece desigual. Países como Bélgica (+66,9%) e França (+31,8%) registraram forte alta nas vendas de elétricos, enquanto a Alemanha (-15,4%) e outros países nórdicos viram os números caírem.
O fim de incentivos governamentais e a infraestrutura de carregamento ainda incompleta em alguns países podem explicar essa diferença.
Nesse cenário, os carros híbridos parecem se firmar como uma opção intermediária que vem ganhando força. As vendas cresceram consideravelmente nos quatro maiores mercados automotivos europeus: França (+41,5%), Espanha (+26,5%), Alemanha (+16,4%) e Itália (+16,1%).
O aumento de 12% nas vendas de híbridos plug-in, com mercados como Alemanha, Bélgica e França liderando o crescimento, reforça essa tendência.
Apesar do avanço dos híbridos, a Europa ainda enfrenta desafios para a plena transição para a mobilidade elétrica. Investir em infraestrutura de carregamento e manter políticas de incentivo são pontos cruciais para consolidar a nova era dos carros elétricos.
Fonte: EuroNews
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