Enquanto a Nissan prepara seus projetos para um futuro próximo, uma coisa aparentemente não está nos planos: uma ligação relatada com a Fisker Inc. que poderia ter sido uma tábua de salvação significativa para a startup de veículos elétricos em dificuldades.
De acordo com a documentação regulatória apresentada hoje à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a Fisker recebeu um aviso da "grande montadora" com a qual estava em negociações "de que a montadora [encerrou] as negociações". O documento não oferecia mais detalhes, exceto para dizer que a Fisker "continua a avaliar alternativas estratégicas" que podem incluir reestruturações, capital adicional, refinanciamento de dívidas ou algum outro meio de se manter à tona. A notícia foi relatada pela primeira vez pelo TechCrunch hoje.
Embora nunca tenha sido confirmada oficialmente por nenhuma das montadoras, o parceiro da "grande montadora" foi amplamente divulgado como sendo a Nissan. De acordo com uma apuração anterior da Reuters, a Nissan estaria interessada no conceito do Fisker Alaska, já que busca entrar no mercado de picapes elétricas. Se o fizesse, a Fisker teria recebido uma ajuda financeira muito necessária. Esse relato afirmava que mais de US$ 400 milhões teriam sido destinados à fabricação da picape em uma das fábricas da Fisker nos EUA, com a Nissan recebendo sua própria versão do veículo.
Mas, como o InsideEVs também informou, o benefício para a Nissan foi muito menos óbvio. O modelo de negócios "asset-light" da Fisker significa que ela contrata parceiros externos para fabricar seus carros, como a Magna Steyr da Áustria, que constrói o crossover Ocean. Esse carro usa uma versão da plataforma de veículos elétricos da Magna, de propriedade da Fisker, e a empresa compra baterias CATL, de modo que era mais difícil ver qual configuração exclusiva a Nissan estava "obtendo" com esse acordo.
Um porta-voz da Fisker disse ao InsideEVs que a empresa não tem comentários além do registro. A empresa suspendeu as negociações depois que a notícia foi divulgada hoje e suspendeu a produção de novos veículos no início deste mês.
A notícia de hoje é mais um desenvolvimento infeliz para a Fisker, que nos últimos meses tem enfrentado dificuldades com entregas e problemas de qualidade, incluindo uma avaliação do YouTube especialmente contundente.
Embora muitos proprietários de Ocean que conversaram com o InsideEVs tenham dito que adoraram os carros, com exceção dos bugs, o futuro da empresa parece mais duvidoso do que nunca após as notícias de hoje. Um analista disse à Reuters hoje: "Não posso dizer se será na próxima semana ou no próximo ano, mas é inevitável", disse Thomas Hayes, presidente do fundo de hedge Great Hill Capital, quando perguntado sobre a possibilidade de a Fisker pedir proteção contra falência.
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