Carros, bicicletas e scooters elétricos, mas também smartphones, tablets e computadores. As baterias estão agora em toda parte; elas nos cercam e entram silenciosamente em nossa vida diária. E, acima de tudo, são fundamentais para nos afastarmos dos combustíveis fósseis e abraçarmos a transição.

Portanto, a Europa está trabalhando para se tornar independente da China, o continente que hoje fornece a maior parte das matérias-primas e dos acumuladores prontos. As duas iniciativas mais recentes da UE são chamadas de regulamentação de baterias e Lei de matérias-primas críticas. Vamos nos informar sobre elas.

Da produção à reciclagem

A primeira é uma regulamentação que foi finalmente aprovada em julho de 2023 e entrou em vigor em fevereiro passado. Ela prevê uma série de regulamentações que abrangem todo o ciclo de vida dos acumuladores: da produção à reciclagem, passando pelo uso e reutilização.

O objetivo é garantir baterias seguras, sustentáveis e competitivas. As regras também se aplicam a todos os tipos de baterias: aquelas usadas em veículos, dispositivos eletrônicos, na indústria e em sistemas de partida, iluminação e ignição.

Batterie BMW 46xx

Baterias BMW 46xx

No centro da regulamentação de baterias estão as metas mínimas que os fabricantes devem cumprir na coleta de resíduos (ou seja, baterias em fim de vida), 63% até 2027 e 73% até 2030. Os padrões são de 51% até 2028 e 61% até 2031 para acumuladores de veículos.

Metas de coleta de resíduos

  • 63% até 2027
  • 73% até 2030

Há também metas de recuperação de lítio (50% até 2027 e 80% até 2031) e níveis mínimos de conteúdo reciclado que as baterias devem atender: 16% para cobalto, 85% para chumbo, 6% para lítio e 6% para níquel. Para as baterias de níquel-cádmio, menciona-se 80% até 2025.

Taxas de recuperação

  • 16% para cobalto
  • 85% para chumbo
  • 6% para lítio
  • 6% para níquel

Entre outras coisas, o regulamento impõe a possibilidade de o usuário remover e substituir as baterias dos aparelhos. Em seguida, há critérios sobre desempenho, durabilidade e segurança, além de restrições contra substâncias perigosas, como mercúrio, cádmio e chumbo.

Por último, mas não menos importante, há requisitos relativos à rotulagem e às informações sobre componentes e conteúdo reciclado. Um"passaporte eletrônico de bateria" e um código QR também aparecem.

Litio estrazione lago salato Nevada

Amostras de lítio

Receita contra o vício

A Critical raw materials act (Crma), por outro lado, tem como objetivo garantir um fornecimento seguro e sustentável de minerais úteis para a transição. Portanto, ela contém uma lista de matérias-primas (34) e materiais estratégicos (17) e estabelece padrões de referência para a cobertura do consumo anual de matérias-primas: 10% da extração, 40% do refino no Velho Continente e 25% da reciclagem.

Cobertura do consumo anual de matéria-prima

  • 10% da extração
  • 40% de refino
  • 25% de reciclagem

Também se fala em simplificar as autorizações: no máximo 27 meses para extração e 15 meses para projetos de reciclagem e processamento.

"Para facilitar o desenvolvimento de projetos estratégicos", afirmam as instituições europeias, "os Estados-Membros estabelecerão pontos de contato únicos no nível administrativo adequado e no estágio relevante da cadeia de valor de matérias-primas críticas.