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Geely e BYD: disputa pelos híbridos plug-in com autonomia de 2.000 km

Duas das maiores fabricantes chinesas de automóveis estão apostando forte na tecnologia híbrida plug-in (PHEV)

Geely Galaxy L7

Duas das maiores fabricantes chinesas de automóveis, BYD e Geely, estão apostando forte na tecnologia híbrida plug-in (PHEV) com a promessa de uma autonomia impressionante: nada menos que 2.000 km com uma única carga e tanque cheio. 

A BYD apresentou a quinta geração do seu sistema DM-i, que deve equipar o novo sedã Qin L a partir de maio. Segundo a empresa, o conjunto elétrico-híbrido será capaz de rodar 2.000 km combinando eletricidade e gasolina, além de alcançar consumo médio de 2,9 litros por 100 km. 

 Geely Raytheon Hybrid Platform

É importante ressaltar que o número de consumo pode variar de acordo com o modelo. A Fast Technology aponta que o Qin L dificilmente atingirá a marca de 3 litros/100 km devido ao seu tamanho, mas modelos menores da BYD, como o Qin Plus, poderiam chegar perto.

Já a Geely aposta no sistema Thor de próxima geração, também previsto para estrear ainda este ano. A fabricante promete características similares ao sistema da BYD, com autonomia de 2.000 km e consumo inferior a 3 litros/100 km.

O segredo da Geely para o baixo consumo está em um novo motor a combustão, apontado como o mais eficiente em produção, com taxa de eficiência energética de 46%. A geração atual do sistema Thor, presente em carros como o Galaxy L6, alcança 4,55 litros/100 km e autonomia combinada de 1.370 km (ciclo de testes chinês CLTC).

BYD Qin Plus seda hibrido plug-in (5)

O novo Thor deve estrear em um dos três novos modelos Geely Galaxy programados para 2024: um SUV elétrico compacto E5, um SUV elétrico médio e um SUV médio PHEV. A expectativa é que este último, possivelmente chamado Galaxy L5, venha equipado com a nova tecnologia e tenha preço abaixo de 200.000 yuans (cerca de R$ 140.000).

Vale ressaltar que a autonomia de 2.000 km é um valor bastante otimista, provavelmente obtido em condições ideais de laboratório. O sistema de testes chinês CLTC, por exemplo, prioriza percursos urbanos de baixa velocidade, dificilmente refletidas no mundo real.

Mesmo assim, o avanço tecnológico apresentado por BYD e Geely é muito significativo e aponta para um futuro promissor para os carros híbridos plug-in, com maior autonomia e menor consumo de combustível. Ficaremos atentos para a chegada desses novos modelos ao mercado e a confirmação dos números de desempenho prometidos.

Fotos: AutoHome

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