A entrada da Xiaomi no mercado de veículos elétricos começou com força total. A empresa anunciou o impressionante número de 88.898 pedidos firmes para seu novo sedã elétrico SU7 em apenas 24 horas após seu lançamento na China. O feito foi acompanhado por multidões nos eventos de test drive realizados em 59 lojas em 29 cidades do país.
A empolgação inicial vem com um custo de 5.000 yuans (US$ 850) referente ao depósito para garantir uma unidade do SU7. De acordo com os registros de homologação, a Xiaomi está fazendo parceria com a estatal Beijing Automotive Industry Holding Co. (BAIC) para a produção sob licensa. A BAIC Off-road Vehicle Co., uma subsidiária da BAIC, montará o SU7 na nova fábrica da Xiaomi em Pequim. Vale mencionar que a BAIC também é um player importante no cenário automotivo global, detendo uma participação de quase 10% na Mercedes-Benz.
A construção da fábrica da Xiaomi começou em abril de 2022 e foi concluída em junho do ano passado. A empresa obteve a licença de vendas para o SU7 em novembro, com o início da produção experimental em dezembro. A produção em massa já começou, mas ainda não está funcionando em plena capacidade, com entregas aos clientes previstas para começar até o final de abril.
Segundo relatado pelo CarNewsChina, a primeira fase da fábrica da Xiaomi ostenta uma capacidade de produção anual de 150.000 veículos, que dobrará para 300.000 na segunda etapa. Considerando o aumento da produção, a Xiaomi prevê construir cerca de 100.000 SU7s em 2024, potencialmente excedendo esse número se as linhas de produção funcionarem sem problemas.
O sucesso de vendas é apoiado na estratégia de preços competitivos da Xiaomi. O SU7 começa em 215.900 yuans (US$ 29.900), o equivalente a R$ 152.000 em uma conversão direta. Vale lembrar que a empresa afirmou que está praticando preço de custo para a versão de entrada em uma estratégia para ganhar espaço. O SU7 topo de linha ostenta tração nas quatro rodas com dois motores que geram 663 cavalos de potência combinados e um alcance impressionante de 800 km, graças à sua bateria de 101 kWh.
Com um comprimento de quase 5 metros e um interior espaçoso, o Xiaomi SU7 parece pronto para ser um forte concorrente no mercado de carros elétricos. À medida que a produção aumenta e as entregas começam, será interessante ver se a Xiaomi consegue manter esse forte ritmo inicial.
Fonte: CarNewsChina Fotos: Autohome
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