O primeiro Nissan Leaf foi lançado em 2011. Na época, o hatch japonês, com seu formato decididamente incomum, foi um dos primeiros carros totalmente elétricos a rodar nas ruas. Ele foi seguido por uma segunda geração em 2018, mas seu sucesso foi muito menor do que o de seu antecessor, em parte devido a um mercado maior para carros movidos a bateria.
Agora, para se reerguer, o Leaf está pronto para uma nova vida. A terceira gerçaão deve estrear em meados de 2025, mudando completamente tanto na motorização quanto na forma.
De acordo com relatos de vários meios de comunicação japoneses e americanos, o novo Leaf seguirá o exemplo do conceito Chill-Out de 2021, um crossover de aparência muito elegante. Em essência, sua aparência final pode se aproximar muito de nossa projeção, na qual tentamos dar ao protótipo uma forma de "produção".
A linha do teto é caracterizada por um arco simples e laterais limpas, enquanto a traseira apresenta um painel preto brilhante.
Ao mesmo tempo, esperamos que os instrumentos à bordo sejam em grande parte tirados de seu irmão maior Ariya, embora com algumas possíveis mudanças no layout dos controles e gráficos.
Infelizmente, ainda não há detalhes oficiais sobre os motores e a bateria do próximo Leaf. De qualquer forma, acredita-se que o Nissan será baseado na plataforma CMF-EV, a mesma do Ariya, que abriga motorizações compostas por baterias de 66 e 91 kWh e motores elétricos de até 394 cv.
Também sabemos que o fabricante japonês está trabalhando na bateria de estado sólido há algum tempo, embora a marca tenha revelado um possível lançamento por volta de 2028.
Mesmo que não encontremos essa nova geração de baterias supereficientes sob a carroceria do novo Leaf, é fácil acreditar que o veículo melhorará a autonomia do modelo atual, com um alcance estimado de mais de 300 km.
O preço? Razoavelmente, haverá um ajuste para cima na lista de preços atual, com um possível ponto de partida entre 37 mil e 40 mil euros (R$ 201,3 mil e R$ 217,7 mil).
Tudo o que resta é esperar por mais notícias do Japão, ou melhor, do Reino Unido. É ali que o Leaf será produzido, com início da fabricação programado para meados de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Nissan confirma 3 novos carros elétricos e localização de nova gigafábrica