O Nissan Leaf tem sido produzido na planta britânica de Sunderland desde 2013. Afirma-se que a produção foi encerrada na semana passada. De agora em diante, a fábrica deve se preparar para a produção de três novos modelos elétricos, conforme anunciado recentemente.

A notícia do fim da produção do Leaf foi divulgada pelo Sunderland Echo em 29 de fevereiro. O jornal cita um porta-voz da Nissan: "Após 13 anos de grande sucesso, a geração atual do Nissan Leaf, o primeiro carro elétrico puro do mundo para o mercado de massa, está chegando ao fim de seu ciclo de vida na Europa". Os clientes só poderão encomendar o carro até que os estoques de veículos na Europa se esgotem. No entanto, os estoques devem durar até o final de 2024, informa a Autocar.

Nissan Chill-out Concept: Schlanke Silhouette

O sucessor designado do Leaf é a versão de produção do conceito chill-out

O Nissan Leaf descontinuado será substituído por um crossover, que, segundo consta, será apresentado ainda este ano, mas não será lançado até 2026. É provável que essa seja a versão de produção do Nissan Chill-out

Os outros dois recém-chegados são os sucessores elétricos do Qashqai (provavelmente a versão de produção do Hyper Urban) e do Juke (versão de produção do Hyper Punk). Foi anunciado em novembro passado que esses três modelos elétricos seriam fabricados em Sunderland. 

Nissan Hyper Punk Concept (2023)

Hyper Punk Concept

Nissan Hyper Urban

Hyper Urban Concept

A primeira geração do Nissan Leaf (acrônimo de Leading Environmentally-friendly Affordable Family car) foi lançada em 2010, mas inicialmente foi fabricada apenas no Japão. Três anos depois, a produção começou em Sunderland. A segunda geração atual foi lançada em 2017 e, em 2019, o Leaf era o carro elétrico mais vendido do mundo.

Em novembro, a Nissan anunciou que, no futuro, só apresentará carros elétricos. Os últimos modelos de carros com motores a combustão devem ser retirados do mercado até 2030, no máximo. O Nissan Ariya, que só foi lançado no final de 2022, logo será acompanhado pelo Micra elétrico. O sucessor do Leaf virá em seguida, em 2026, enquanto o Qashqai e o Juke elétricos provavelmente só estarão prontos depois disso - os estudos ainda parecem muito distantes da produção em série.

Cerca de 100.000 carros por ano deverão ser fabricados em Sunderland, a maior fábrica de automóveis do Reino Unido, assim que o sucessor do Leaf for lançado. As baterias virão da Envision AESC; uma fábrica de células será construída ao lado da fábrica da Nissan, cuja capacidade anual poderá ser aumentada de 11 GWh iniciais para 30 GWh.

Conclusão

Dos cinco carros que a Nissan oferece atualmente, dois já são elétricos: o Leaf e o Ariya. A eletrificação do Juke e do Qashqai foi anunciada, o Leaf está recebendo um sucessor elétrico e, com o Micra elétrico, um carro elétrico compacto logo estará de volta ao portfólio. Ainda teremos que esperar para ver se haverá uma versão elétrica do X-Trail. A base técnica dos recém-chegados da Nissan já está bem clara: a Nissan provavelmente usará as plataformas AmpR do Grupo.