O Nissan Leaf tem sido produzido na planta britânica de Sunderland desde 2013. Afirma-se que a produção foi encerrada na semana passada. De agora em diante, a fábrica deve se preparar para a produção de três novos modelos elétricos, conforme anunciado recentemente.
A notícia do fim da produção do Leaf foi divulgada pelo Sunderland Echo em 29 de fevereiro. O jornal cita um porta-voz da Nissan: "Após 13 anos de grande sucesso, a geração atual do Nissan Leaf, o primeiro carro elétrico puro do mundo para o mercado de massa, está chegando ao fim de seu ciclo de vida na Europa". Os clientes só poderão encomendar o carro até que os estoques de veículos na Europa se esgotem. No entanto, os estoques devem durar até o final de 2024, informa a Autocar.
O sucessor designado do Leaf é a versão de produção do conceito chill-out
O Nissan Leaf descontinuado será substituído por um crossover, que, segundo consta, será apresentado ainda este ano, mas não será lançado até 2026. É provável que essa seja a versão de produção do Nissan Chill-out.
Os outros dois recém-chegados são os sucessores elétricos do Qashqai (provavelmente a versão de produção do Hyper Urban) e do Juke (versão de produção do Hyper Punk). Foi anunciado em novembro passado que esses três modelos elétricos seriam fabricados em Sunderland.
Hyper Punk Concept
Hyper Urban Concept
A primeira geração do Nissan Leaf (acrônimo de Leading Environmentally-friendly Affordable Family car) foi lançada em 2010, mas inicialmente foi fabricada apenas no Japão. Três anos depois, a produção começou em Sunderland. A segunda geração atual foi lançada em 2017 e, em 2019, o Leaf era o carro elétrico mais vendido do mundo.
Em novembro, a Nissan anunciou que, no futuro, só apresentará carros elétricos. Os últimos modelos de carros com motores a combustão devem ser retirados do mercado até 2030, no máximo. O Nissan Ariya, que só foi lançado no final de 2022, logo será acompanhado pelo Micra elétrico. O sucessor do Leaf virá em seguida, em 2026, enquanto o Qashqai e o Juke elétricos provavelmente só estarão prontos depois disso - os estudos ainda parecem muito distantes da produção em série.
Cerca de 100.000 carros por ano deverão ser fabricados em Sunderland, a maior fábrica de automóveis do Reino Unido, assim que o sucessor do Leaf for lançado. As baterias virão da Envision AESC; uma fábrica de células será construída ao lado da fábrica da Nissan, cuja capacidade anual poderá ser aumentada de 11 GWh iniciais para 30 GWh.
Conclusão
Dos cinco carros que a Nissan oferece atualmente, dois já são elétricos: o Leaf e o Ariya. A eletrificação do Juke e do Qashqai foi anunciada, o Leaf está recebendo um sucessor elétrico e, com o Micra elétrico, um carro elétrico compacto logo estará de volta ao portfólio. Ainda teremos que esperar para ver se haverá uma versão elétrica do X-Trail. A base técnica dos recém-chegados da Nissan já está bem clara: a Nissan provavelmente usará as plataformas AmpR do Grupo.
Fonte: Sunderland Echo via Electrive, Autocar
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