No mercado desde 2010, o pioneiro Nissan Leaf desfruta de uma trajetória de sucesso, mas já sente o peso da idade. E agora, está confirmado que o sucessor do Leaf entrará em produção na fábrica da montadora em Sunderland, no Reino Unido, em 2026.
O anúncio foi feito pela montadora japonesa em uma apresentação a um comitê do governo do Reino Unido sobre a fabricação de baterias, que foi vista pela Autocar. No documento, a Nissan também disse que está se preparando para que a "grande maioria" dos carros que produz seja de veículos elétricos até 2028.
A Nissan anunciou pela primeira vez que o hatchback elétrico Leaf seria substituído por um novo crossover elétrico em 2021, mas a empresa não havia fornecido uma data definitiva para o início da produção até agora.
"O veículo sucessor do Leaf entrará em produção em 2026", disse a Nissan em sua apresentação ao comitê de investigação do BEIS.
Isso pode sugerir que o Nissan Leaf de segunda geração continuará no mercado até lá, embora já tenha quase 10 anos de idade quando seu sucessor for lançado. É claro que a Nissan também poderia optar por aposentar o Leaf mais cedo.
Em novembro de 2021, a montadora anunciou sua estratégia de eletrificação de longo prazo chamada Nissan Ambition 2030, revelando planos para lançar 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos veículos elétricos até o final da década.
A Nissan apresentou quatro dos próximos veículos elétricos com veículos-conceito, um dos quais foi descrito como um "EV de futuro próximo" - o estudo Nissan Chill-Out. Uma prévia do sucessor do Leaf, o conceito de cupê crossover foi construído na plataforma CMF-EV e apresentou o trem de força AWD com motor duplo e-4ORCE - ambos também usados pelo Nissan Ariya.
A Nissan disse que o Chill-Out oferece "altos níveis de conforto e uma experiência de direção energizante" e o descreveu como um "paraíso móvel" graças ao seu interior confortável e repleto de tecnologia.
Além de adotar um estilo de carroceria completamente diferente, o sucessor do Nissan Leaf também terá um estilo própria. Na parte externa, o conceito Chill-Out apresenta superfícies lisas e áreas de iluminação frontal e traseira configuráveis, enquanto o interior é futurista e apresenta um volante retrátil e um ambiente semelhante a um lounge, sugerindo recursos totalmente autônomos.
Imagens de patentes do banco de dados de patentes europeu surgiram em junho de 2022, mostrando um veículo muito semelhante ao conceito Chill-Out. Isso serviu como confirmação indireta de que a Nissan está colocando-o em produção com alterações mínimas, pelo menos no que diz respeito ao exterior.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Novo Nissan Leaf 2025: tudo o que sabemos
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa