A Fiat já tinha dado dicas de que lançaria uma versão esportiva do novo 600e preparada pela Abarth e ele finalmente foi revelado oficialmente. O pequeno SUV de 240 cv de potência nasce como o carro mais potente já feito pela preparadora oficial da marca italiana. Será que ele está destinado ao Brasil?
O Abarth 600e é surpreendentemente esportivo. Ele tem uma asa grande, rodas robustas e uma aparência mais agressiva que fazem com que pareça tão desordeiro quanto seu irmão Abarth 500e. Todas as fotos são do 600e Scorpionissima, que é uma edição comemorativa pintada de roxo para o 75º aniversário da Abarth. Apenas 1949 unidades desse modelo serão produzidas.
Como o Fiat 600e padrão, o Abarth 600e usa a mesma plataforma e-CMP que sustenta muitos hatchbacks e SUVs compactos do grupo Stellantis, incluindo o Opel Corsa, o Jeep Avenger e o Peugeot 2008. Mas a Abarth aumentou significativamente o aquecimento. O motor dianteiro de 156 cv desapareceu, substituído por uma unidade muito mais potente de 240 cv. Essa potência extra é gerenciada por um diferencial mecânico de deslizamento limitado e pneus inspirados na Fórmula E. Esse é o elétrico mais potente que a Stellantis já introduziu na plataforma e-CMP e o produto mais potente a usar o emblema da Abarth.
A Abarth também divulgou fotos do interior. Obviamente, o interior é muito parecido com o do 600e padrão (e tem tons do Jeep Avenger), mas com alguns detalhes específicos da versão Abarth e o acabamento em Alcântara, que contribuem para visual mais esportivo do carro. A tela da multimídia tem gráficos especiais da Abarth.
Ainda não se sabe se o Fiat (ou Abarth) 600e será lançado no Brasil. No papel, as especificações do 600e podem parecer um pouco duvidosas, pois o 600e padrão tem uma autonomia de apenas 402 km pelo ciclo WLTP, com uma bateria relativamente pequena de 54 kWh. Com a potência extra e o foco no desempenho, a autonomia do Abarth 600e provavelmente será ainda menor.
No entanto, a potência e a autonomia nem sempre são o mais importante quando se trata de criar um veículo elétrico desejável. O Abarth 600e pode ser charmoso. A maioria das fotos do fabricante mostra o carro fazendo drift, mesmo que tenha tração dianteira, indicando que a Fiat e a Abarth pretendem criar um carro divertido de dirigir. Ele tem até o mesmo gerador de som externo que o Abarth 500e, com o objetivo de injetar alguma personalidade na experiência de dirigir um veículo elétrico.
O plano inicial da Stellantis para a Abarth no Brasil era ter uma linha completa, não só com o Pulse Abarth e o Fastback Abarth, mas também com o 500e Abarth, que foi confirmado pela fabricante na época em que foi apresentado. Porém, até agora a Fiat não dá nem sinais de que trará o subcompacto elétrico na versão esportiva. Esperamos que o Abarth 600e esteja sendo considerado para o nosso mercado.