Bateria com garantia de 1,5 milhão de km ou 15 anos já é realidade
Garantia sem precedentes para as baterias da CATL que equiparão os ônibus elétricos da Yutong
Imagine um veículo elétrico que possa rodar por até 15 anos ou 1,5 milhão de quilômetros com a mesma bateria! Essa inovação promissora está se tornando realidade graças a uma parceria entre a gigante chinesa de baterias CATL e a fabricante de ônibus Yutong.
Essas novos "superacumuladores" de energia elétrica não só prometem uma vida útil estendida, mas também atenderão a diversos segmentos, incluindo ônibus, caminhões leves e pesados. Isso significa que poderemos ver frotas inteiras de veículos elétricos circulando nas cidades com muito mais autonomia e menor impacto ambiental, um ponto crucial apontando pelos críticos da mobilidade elétrica.
Além disso, a nova bateria de longa duração promete degradação zero nos primeiros 1.000 ciclos, segundo informou a Yutong. A empresa, por exemplo, já é parceira da CATL há mais de 12 anos, e seus ônibus elétricos com baterias CATL rodam por mais de 40 países - no ano passado, a empresa chinesa anunciou planos de instalar uma fábrica no Brasil.
Além da CATL, outras fabricantes chinesas estão investindo pesado em baterias de longa duração. A montadora de veículos elétricos NIO anunciou recentemente uma parceria similar, prevendo o desenvolvimento conjunto dessas baterias super-resistentes.
Esse foco em baterias duráveis é fundamental para o futuro dos carros elétricos.
Especialistas do setor, como o CEO da Nio, William Li, alertam que a garantia de baterias vendidas nos últimos anos começará a expirar em breve. Aumentar a vida útil desses componentes é crucial para reduzir custos e tornar a mobilidade elétrica ainda mais atrativa para os consumidores e para o meio ambiente.
A corrida pela tecnologia de baterias de longa duração está a todo vapor, e a China lidera esse movimento. A expectativa é que, em breve, vejamos essa inovação se tornando realidade, inclusive no Brasil, impulsionando a adoção de veículos elétricos e ajudando atingir as metas globais de emissões.
Fonte: CnEVPost
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias