A CATL, maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, anunciou nesta semana que sua plataforma skate concluiu com sucesso a fase de testes. Entre os atributos estão a ampla autonomia (mais de 1.000 km), baixo consumo de 10,5 kWh/100km e capacidade de recarga ultrarrápida
Durante a Conferência Internacional de Eletrônica e Software Automotivo de 2023 Dishui Lake Summit, Wu Kai, cientista-chefe da CATL New Energy Technology Co., Ltd., revelou:
"O primeiro chassi de skate da CATL será aplicado a um sedã classe B, e o teste de inverno em Heihe e o teste de verão em Turpan foram concluídos. A autonomia excede 1.000 quilômetros, e uma carga de 5 minutos pode aumentar o alcance em 300 quilômetros."
"GM Autonomy Concept apresenta conceito de chassi de skate"
Segundo relatado pela imprensa chinesa, o chassi de skate integra um sistema de alta tensão, um sistema de baixa tensão, um sistema de direção e frenagem, está equipado com um pré-controlador do chassi, e deve ser produzido em massa no terceiro trimestre de 2024.
Na verdade, conceito de chassi de skate foi proposto pela GM lá atrás, em 2002. Em linhss gerais, o chassi de skate é uma estrutura que pode realizar a separação completa da carroceria e do chassi e do trem de força. Suspensão e módulos elétricos do carro são todos integrados em um chassi como um skate. Para simplificar, a parte superior do corpo pode ser alterada à vontade, e o carro pode rodar mesmo sem uma carroceria.
Neta S - sedã elétrico segmento B
Wu Kai acredita que a maior característica do chassi de skate é que as carrocerias superior e inferior podem ser separadas e desacopladas, e o chassi realiza movimento e controle independentes. A parte superior da carroceria é o "cérebro" do carro, que é um espaço inteligente, e o chassi é o "cerebelo", que é a parte que comporta os sistemas de energia e unidades motoras.
Wu Kai espera que o chassi de skate se torne uma base fundamental para a futura ecologia industrial, realizando a padronização de seis interfaces principais, incluindo mecânica, elétrica, software, comunicação, dados e serviços, permitindo a aplicação em uma variedade de modelos incluindo sedãs, SUVs, MPVs, carros online 2B, carros compartilhados, veículos de logística, etc. Ele também permite uma redução no tempo desenvolvimento de um novo veículo, dos atuais 3 a 4 anos para apenas 1 ano e meio.
Como fabricante de baterias, a CATL tem vantagens no desenvolvimento do chassi de skate. Nesse sentido, Wu Kai afirmou que o chassi de skate aplica a tecnologia CTC (Cell To Chassis) de bateria. Em janeiro de 2023, a CATL assinou um acordo com a Nezha Automobile para cooperar no projeto de chassi inteligente integrado, e o primeiro modelo será lançado até o final de 2024. Também há um acordo de cooperação com a fabricante vietnamita Vinfast.
Com vantagens óbvias, o chassis de skate tem como desafio o fato de que poucas montadoras estão dispostas a pagar por ele. Na trilha dos veículos elétricos inteligentes, os fabricantes estão constantemente buscando a iniciativa de lançar uma plataforma modular para veículos elétricos puros, e é difícil para essas empresas pagar por fabricantes de chassis de skate terceirizados, que mantêm sua "alma" e "corpo" firmemente em suas mãos.
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