A Stellantis tem pressa para produzir carros elétricos compactos e mais acessíveis e anunciou nesta terça-feira (21) a assinatura de uma ampla joint venture preliminar com a gigante chinesa de baterias de CATL. Um dos motivos é evitar a forte concorrência das grandes montadoras chinesas.
O plano envolve a compra e o desenvolvimento de baterias LFP para os veículos elétricos de pequeno e médio porte da empresa na Europa. Como parte do acordo de longo prazo, a Stellantis também planeja construir uma nova giga fábrica na Europa para fabricar baterias LPF.
No comunicado de imprensa, a Stellantis afirma que irá trabalhar para desenvolver baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), uma bateria de menor custo e mais durável, mas menos potente, em comparação com as de níquel-cobalto-manganês encontradas na maioria dos veículos elétricos.
Segundo apurado pela Reuters, Maxime Picat, chefe global de compras e cadeia de suprimentos da Stellantis, disse em uma teleconferência que as empresas precisavam de mais alguns meses para finalizar o plano, e a Stellantis não ofereceu detalhes sobre onde seria a localização da giga fábrica.
Para o CEO da Stellantis, Carlos Tavares:
"O acordo com a CATL sobre baterias LFP é mais um elemento da nossa estratégia de longo prazo para garantir a liberdade de circulação da classe média europeia. A CATL é líder neste espaço e, por meio de nossas marcas icônicas, ofereceremos aos nossos clientes tecnologia de bateria inovadora e acessível que nos ajudará a atingir nossa meta ambiciosa de emissões líquidas zero de carbono até 2030."
O memorando descreve uma colaboração de longo prazo entre a CATL e a Stellantis em duas frentes estratégicas: desenvolver um roteiro de tecnologia que apoie os veículos elétricos a bateria da Stellantis e identificar possíveis oportunidades para fortalecer ainda mais a cadeia de valor de baterias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado na Europa até 2025