As vendas de carros elétricos no Brasil bateram um novo recorde em março. Impulsionados também pelo forte resultado do lançamento do BYD Dolphin Mini, os emplacamentos de modelos movidos a bateria atingiram 6.123 unidades no mês passado, superando o recorde anterior de dezembro de 2023, quando foram vendidos 6.018 modelos zero emissão no país.
Os números mostram um aumento de 68% nas vendas se comparado ao resultado do mês anterior. No acumulado do ano, isso representa participação de 39% dos carros elétricos (BEV) dentro do segmento de eletrificados (BEV, PHEV, HEV e MHEV) - de janeiro a março foram emplacados mais de 14.100 veículos elétricos.
Considerando todo o segmento de eletrificados, foram mais de 36.000 emplacamentos, avanço de 58% na comparação anual. Nesse cenário, os carros elétricos atingiram 2,9% de participação nas vendas totais do automotivo, enquanto o segmento eletrificado respondeu por 7,4% do mercado, número que pode avançar para 10% até o fim do ano.
E falando dos carros elétricos mais vendidos em março, o destaque é o BYD Dolphin Mini (2.469), que foi lançado no final de fevereiro e disparou na liderança do ranking no mês passado, inclusive, desbancando o irmão mais velho BYD Dolphin (1.707), que também performou bem em emplacamentos, embora ofuscado pela novidade.
Caindo para a terceira posição, o GWM Ora 03 (608) teve um bom resultado, mantendo um ritmo até que regular de vendas se considerado os últimos meses. Em quarto, o BYD Seal (350) perdeu força mas continuou à frente do BYD Yuan Plus (224), outro modelo que mantém uma certa regularidade nos emplacamentos.
Surpresa mais uma vez, o JAC e-JS1 (194) vem acelerando suas vendas nos últimos meses, o suficiente para segurar um sexto lugar. Há um bom tempo fora do pódio, o Volvo C40 (124) garantiu a sétima posição, ficando, por pouco, à frente de um Renault Kwid E-Tech (119) que voltou ao patamar de três dígitos pela primeira vez após se tornar o carro elétrico mais barato do país.
JAC e-JS1 segue resiliente, mesmo com a chegada de novidades no segmento
Um enfraquecido Volvo XC40 (84) ficou com a nona posição, enquanto o BMW iX1 xDrive 30 (55) manteve seu ritmo, o suficiente para fechar o top 10 - a chegada recente da versão com tração dianteira pode ajudar a encorpar as vendas do SUV elétrico compacto.
Ranking: carros elétricos mais vendidos em março
Modelo | Emplacamentos | |
1 | BYD Dolphin Mini | 2.469 |
2 | BYD Dolphin | 1.707 |
3 | GWM Ora 03 | 608 |
4 | BYD Seal | 350 |
5 | BYD Yuan Plus | 224 |
6 | JAC e-JS1 | 194 |
7 | Volvo C40 | 124 |
8 | Renault Kwid E-Tech | 119 |
9 | Volvo XC40 | 84 |
10 | BMW iX1 xDrive30 | 55 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul