A Kia apresentou seus planos no evento Kia Investor Day 2024. De acordo com esses planos, a fabricante coreana quer aumentar suas vendas totais de 3,2 milhões de carros em 2024 para 4,3 milhões em 2030. Desses, 2,5 milhões, ou 58%, deverão ser eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e carros elétricos) e 1,6 milhão, ou 37%, puramente elétricos.
A linha de modelos de carros elétricos deverá crescer para 15 opções até 2027. Além do antigo E-Soul, a marca oferece atualmente o Niro EV, o EV6 e o EV9 - em outras palavras, quatro modelos. Em outubro passado, a Kia anunciou os modelos EV3, EV4 e EV5. O EV3 está previsto para ser lançado em 2024. Ele será seguido por um EV2, que a Kia está mencionando pela primeira vez, assim como o EV4 e o EV5. Isso totalizaria oito modelos.
O EV3 deverá ter aproximadamente o mesmo tamanho do Niro, ou seja, 4,40 metros
Nos mercados emergentes, a Kia quer lançar dois carros elétricos específicos para cada região, incluindo um Carens EV para a Índia. Haverá também dois Purpose Built Vehicles (PBVs), que a Kia apresentou com mais detalhes na CES no início do ano. O primeiro modelo, o PV5, deve ser lançado em 2025, seguido pelo PV7 em 2027. Espera-se que as vendas de PBVs aumentem para 250.000 unidades até 2030, das quais 150.000 serão PV5s e 100.000 PV7s. Isso nos leva a 12 modelos - portanto, três ainda são desconhecidos.
Em termos de baterias, a Kia quer introduzir baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM) com maior densidade de energia e baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) de baixo custo. Um EV9 GT e outras variantes GT de modelos elétricos bem conhecidos também devem ser lançados no mercado a partir de janeiro de 2025. Até o momento, há apenas o EV6 GT nessa direção.
Por outro lado, a Kia aparentemente quer responder à fraca demanda por carros elétricos: "Embora se espere que a demanda de longo prazo por veículos elétricos permaneça inalterada até 2030, o ritmo de crescimento da demanda pode ser desigual no curto prazo". Por esse motivo, o objetivo é expandir a gama de híbridos (HEVs) - de seis modelos em 2024 para nove modelos em 2028. Novos sistemas de acionamento com mais potência e menor consumo de combustível devem aumentar seu apelo.
Conclusão
A Kia quer responder ao enfraquecimento da demanda por carros elétricos com novos modelos híbridos. No longo prazo, no entanto, espera-se que os veículos elétricos a bateria prevaleçam. Até 2030, espera-se que cerca de 37% das vendas sejam de carros elétricos. Depois dos grandes veículos EV6 e EV9, a marca agora quer lançar modelos menores e mais econômicos com um sistema de 400 volts, incluindo um EV2. No entanto, o EV3 deve ser lançado primeiro, e há rumores de que será apresentado no primeiro semestre do ano.
Fonte: theNewsMarket
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio