A Kia apresentou seus planos no evento Kia Investor Day 2024. De acordo com esses planos, a fabricante coreana quer aumentar suas vendas totais de 3,2 milhões de carros em 2024 para 4,3 milhões em 2030. Desses, 2,5 milhões, ou 58%, deverão ser eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e carros elétricos) e 1,6 milhão, ou 37%, puramente elétricos.
A linha de modelos de carros elétricos deverá crescer para 15 opções até 2027. Além do antigo E-Soul, a marca oferece atualmente o Niro EV, o EV6 e o EV9 - em outras palavras, quatro modelos. Em outubro passado, a Kia anunciou os modelos EV3, EV4 e EV5. O EV3 está previsto para ser lançado em 2024. Ele será seguido por um EV2, que a Kia está mencionando pela primeira vez, assim como o EV4 e o EV5. Isso totalizaria oito modelos.
O EV3 deverá ter aproximadamente o mesmo tamanho do Niro, ou seja, 4,40 metros
Nos mercados emergentes, a Kia quer lançar dois carros elétricos específicos para cada região, incluindo um Carens EV para a Índia. Haverá também dois Purpose Built Vehicles (PBVs), que a Kia apresentou com mais detalhes na CES no início do ano. O primeiro modelo, o PV5, deve ser lançado em 2025, seguido pelo PV7 em 2027. Espera-se que as vendas de PBVs aumentem para 250.000 unidades até 2030, das quais 150.000 serão PV5s e 100.000 PV7s. Isso nos leva a 12 modelos - portanto, três ainda são desconhecidos.
Em termos de baterias, a Kia quer introduzir baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM) com maior densidade de energia e baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) de baixo custo. Um EV9 GT e outras variantes GT de modelos elétricos bem conhecidos também devem ser lançados no mercado a partir de janeiro de 2025. Até o momento, há apenas o EV6 GT nessa direção.
Por outro lado, a Kia aparentemente quer responder à fraca demanda por carros elétricos: "Embora se espere que a demanda de longo prazo por veículos elétricos permaneça inalterada até 2030, o ritmo de crescimento da demanda pode ser desigual no curto prazo". Por esse motivo, o objetivo é expandir a gama de híbridos (HEVs) - de seis modelos em 2024 para nove modelos em 2028. Novos sistemas de acionamento com mais potência e menor consumo de combustível devem aumentar seu apelo.
Conclusão
A Kia quer responder ao enfraquecimento da demanda por carros elétricos com novos modelos híbridos. No longo prazo, no entanto, espera-se que os veículos elétricos a bateria prevaleçam. Até 2030, espera-se que cerca de 37% das vendas sejam de carros elétricos. Depois dos grandes veículos EV6 e EV9, a marca agora quer lançar modelos menores e mais econômicos com um sistema de 400 volts, incluindo um EV2. No entanto, o EV3 deve ser lançado primeiro, e há rumores de que será apresentado no primeiro semestre do ano.
Fonte: theNewsMarket
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio