Carro elétrico mais barato à venda no Brasil, o Renault Kwid E-Tech passou recentemente por uma atualização na Europa que o deixou mais atrativo. Vendido por lá como Dacia Spring, o subcompacto tem no preço um dos seus pontos fortes. Apesar das melhorias em design, qualidade e equipamentos da linha 2024, o modelo ficará mais barato que a versão anterior.
E começando pelo preço, na Espanha os valores começam em 17.265 euros (R$ 94.300) antes de impostos e incentivos. O governo espanhol oferece incentivos para a compra de carros elétricos, e graças a isto o abatimento pode chegar a 7.000 euros, incluindo o desconto por sucata.
Com todos os incentivos, o custo final do Dacia Spring pode cair para apenas 10.265 euros (R$ 56.000). Isso torna o modelo uma opção muito interessante para quem busca um carro elétrico acessível.
E como foi dito anteriormente, o carro elétrico mais acessível do mercado espanhol acaba de receber uma atualização significativa. O novo modelo apresenta um design renovado, mais equipamentos e melhor qualidade de montagem.
Novo visual e interior melhorado
A nível estético, o Dacia Spring 2024 ostenta um visual mais robusto, com faróis em forma de Y que se integram à identidade visual da marca. As luzes diurnas se unem ao logotipo da Dacia por meio de apliques horizontais brancos, enquanto uma falsa grade preta completa a dianteira.
Internamente, o estilo ficou mais contemporâneo com uma boa evolução sobre o modelo atual: quadro de instrumentos configurável de 7 polegadas em todas as versões - a versão básica usa um suporte de smartphone na parte inferior do console. Nos modelos mais equipados há uma grande tela sensível ao toque de 10".
Outra novidade é que a paleta de cores no interior e os materiais também foram revistos. O elemento "Y" dos conjuntos óticos é replicado no interior das saídas de ar centrais. Ele também é feito de plástico branco, enquanto o acabamento topo de linha Extreme vem em tom de cobre. O porta-malas também foi ampliado, com capacidade para 306 litros.
Frenagem regenerativa
Em termos de mecânica, o Spring 2024 mantém as mesmas opções de motor: 33 kW (45 cv) e 48 kW (65 cv) - no Brasil existe apenas a opção de 65 cv. Ambos são alimentados por uma bateria de 26,8 kWh de capacidade, que garante uma autonomia de 220 km no ciclo WLTP - no Brasil vai a 185 km pelo padrão Inmetro, com alcance no uso real na faixa dos 250 km.
Uma das novidades da versão 2024 é a introdução do sistema de frenagem regenerativa, que pode ser ativado pelo modo B do seletor. O sistema recupera energia durante a frenagem e a armazena na bateria, aumentando a autonomia do subcompacto.
Opções de recarga:
No Brasil, o Renault Kwid E-Tech custa R$ 99.990, sendo o carro elétrico mais barato do mercado no momento. Com as atualizações da linha 2024 aplicadas ao Dacia Spring, que é produzido na mesma linha de montagem, o nosso Kwid E-Tech ficaria mais competitivo e poderia morder uma fatia maior do mercado, atualmente dominada pelo BYD Dolphin Mini que custa R$ 115.000 e emplacou mais de 2.400 unidades no mês passado.
A Renault não confirmou o lançamento no modelo atualizado por aqui, mas ele poderia ser uma solução temporária para ampliar as vendas do subcompacto enquanto o Twingo elétrico não fica pronto - ele será apresentado a partir do ano que vem. Você concorda? Deixe sua opinião abaixo.
Fonte: FCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Kwid E-Tech é flagrado no Brasil: arma contra o Dolphin Mini
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Garagem EV: Kwid E-Tech se despede com boa experiência e aprendizados
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco